Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Música pode ajudar no aprendizado do inglês

Ouvir, acompanhar a letra original e cantar junto auxiliam em três frações da aprendizagem em inglês: listening, reading e speaking

Foto: Soundtrap/Unsplash

Ouvir música já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Não é à toa que o relatório “Engaging With Music” do IFPI — Representante Internacional da Indústria Fotográfica —, lançado em 2021, destacou que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial no consumo musical. Enquanto alguns escutam músicas para fazer exercícios físicos ou realizar tarefas domésticas, outros utilizam as letras das canções para estudar um novo idioma. 

Ouvir música é uma das práticas mais populares no aprendizado da língua inglesa, sendo também recomendada por profissionais da área. Isso porque, quando os alunos unem os estudos a esse método, conseguem ampliar o vocabulário, conhecer frases e até compreender mesmo expressões populares utilizadas em outros países. Além disso, a escuta da música facilita na compreensão da pronúncia e no ritmo das palavras.

Atualmente, existe uma ampla variedade de canções em inglês que podem auxiliar os alunos no aprendizado do idioma. Mas para que isso seja possível, é preciso se atentar a algumas dicas para facilitar o processo e, de fato, aprimorar o conhecimento na língua inglesa.

Dicas para aprender inglês ouvindo música

A CEO da Ruby Academy e professora do curso de inglês corporativo para empresas, Roberta Falcão, aponta que essa pode ser uma forma leve de expandir o conhecimento no idioma. Ela aponta algumas dicas: 

“Um jeito descontraído para aprimorar o aprendizado de inglês é ouvindo música. Isso pode ser feito por meio de alguns sites e aplicativos bem legais. Na Ruby, nós gostamos muito do Lyricstraining e o usamos nas aulas e mentorias com alunos que se identificam com o método de utilizar música. Também é possível usar o YouTube e digitar “lyrics” ao lado do nome da canção para assistir a um vídeo com a letra. É ótimo para verificar se o que você entendeu é de fato o que está sendo dito”, explica. 

Há também outras orientações que podem ser úteis para quem procura expandir o conhecimento na língua inglesa enquanto escuta música. É importante que o aluno respeite seu gosto musical; pratique a escuta com repetições; busque entender o que está sendo dito na canção e monte um glossário com todas as palavras que aprendeu utilizando esse método. 

Escolha músicas que tenham a ver com seu gosto musical

O primeiro passo para iniciar os estudos ouvindo música é saber escolher as canções certas. Isso porque algumas podem não ser as melhores para quem está começando com esse método. O ideal é optar por músicas mais lentas e com um vocabulário simples.

Exemplos comuns são as músicas da Disney ou demais canções infantis. Elas costumam ter uma melodia agradável, letras de fácil compreensão e repetições frequentes. Para deixar o processo mais agradável, a dica é apostar em desenhos animados que tenham marcado a infância ou que façam parte do universo pessoal. 

Aos poucos, é possível ir migrando para canções mais rápidas e outros gêneros musicais como pop, reggae, jazz e até mesmo rap. Também é interessante criar uma lista de músicas, englobando todos os estilos, dessa forma o vocabulário adquirido será ainda maior. 

Escute a canção e tente cantar sem ler a letra

Após escolher a música, é hora de ir para a prática. O ideal é que o aluno comece escutando a canção repetidas vezes, tentando cantar sem ter acesso à letra. Esse processo pode ajudar a compreender qual é o atual conhecimento sobre o vocabulário.

 

Ao escutar, é importante anotar quais palavras foram fáceis de identificar e quais mais geraram dúvidas. A ideia é tentar compreender, ao máximo, a história e o sentido da canção e conhecer quais são os pontos fortes e fracos do conhecimento na língua inglesa. 

Busque pela letra e entenda sobre a música

Com as dúvidas em mãos, o aluno pode buscar pela letra da música e acompanhá-la enquanto escuta a canção novamente. A atividade de aprendizada chamada listening – escuta – costuma ser uma das maiores dificuldades dos estudantes. Porém, ao uni-la à etapa do reading – leitura – e visualizar as palavras que estão sendo pronunciadas, o processo fica mais fácil. 

 

Além disso, o speaking – fala – também pode ser aprimorado durante esse processo enquanto o aluno canta a música. Nesse momento, é possível entender se a pronúncia foi feita de forma correta e também obter uma compreensão mais detalhada sobre a história que a canção quer passar. Vale destacar que, para facilitar o processo de aprendizagem do idioma, o ideal é que o aluno ainda não olhe a tradução, apenas a sua letra original.

Monte um glossário com as palavras novas 

Após todo o processo, é importante que o aluno anote as palavras novas que aprendeu ouvindo música. Pode ser em um caderno, agenda ou até mesmo no bloco de notas do celular. Essa etapa irá ajudar a fixar as palavras na memória. 

Quando o aluno perceber que determinada música já rendeu bons resultados no aprendizado da língua inglesa, é hora de ir para outras canções. Nesse momento, é interessante buscar desafios, indo para outros gêneros e letras que tragam uma nova bagagem para o estudante.