Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Facape abre inscrições para vestibular de Medicina

Facape, abre nesta segunda-feira (11), inscrições para o vestibular do curso de Medicina.

A Faculdade de Petrolina – Facape, abre nesta segunda-feira (11), inscrições para o vestibular do curso de Medicina. A primeira etapa em ampla concorrência terá inscrições no período de 11 de abril a 09 de maio, através da internet, no site www.facape.br/vestibular. A taxa é de R$ 390,00. As provas acontecerão dia 22 de maio de 2022.
A segunda etapa será destinada a bolsistas, conforme Lei Nº 3.480 de 10 de dezembro de 2021, e candidatos dos 53 munícipios da macrorregião de saúde dos estados da Bahia e Pernambuco, que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia). As inscrições acontecem de 01 a 15 de junho e as provas dia 03 de julho.
A última etapa de inscrições para o vestibular 2022, acontecerá no período de 04 a 20 de julho, somente através da nota do Enem.
“O curso de medicina da Facape terá um importante impacto social na região, uma vez que o programa de bolsas de estudo, aprovado na Câmara de Vereadores do Município, vai democratizar o acesso ao ensino superior. A Facape é a primeira Autarquia Municipal de Pernambuco a ter o curso de medicina aprovado,” destacou o presidente da Facape, Antonio Habib.

Vagas

De acordo com o projeto pedagógico do curso, 20% das 100 vagas que serão ofertadas a cada ano, serão destinadas exclusivamente para estudantes do Vale do São Francisco e dos municípios que compõem a rede PEBA. O objetivo é que os profissionais formados pela Facape possam atuar na Região do Vale do São Francisco.
O acesso também será através da nota do Enem e para bolsistas dentro dos critérios da lei municipal, atendendo alunos oriundos de escolas públicas, alunos de escolas particulares que tiveram bolsa 100% durante todo o ensino médio, servidores públicos municipais de Petrolina-PE e dependentes.

Aprovação do curso

O Conselho Estadual de Pernambuco (CEE-PE) aprovou, por unanimidade, a implantação do curso de medicina em junho de 2021. O processo para a implantação do curso começou em 2018.
A parte pedagógica do projeto foi elaborada pela equipe do NDE – Núcleo Docente Estruturante. O curso teve seu plano pedagógico elaborado considerando o objetivo de formar profissionais para medicina comunitária.