Clique Vestibular

NOTÍCIAS

8 dicas para se preparar para o Enem

Obter uma boa nota no exame é fundamental para quem deseja concorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) ou a uma vaga pelo Sisu

Uma boa preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é primordial, e por isso, os candidatos devem começar a se preparar com uma certa antecedência, dedicando, então, aos estudos ao longo do ano inteiro, e se possível no ano anterior.

Obter uma boa nota no exame é fundamental para quem deseja concorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) ou a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Entendemos que essa transição entre o fim do Ensino Médio e a entrada na faculdade pode ser uma tanto estressante para os alunos, e justamente por esse motivo que os alunos devem fazer de tudo para não acumular diversas tarefas.

Por entender o quão estressante esse momento é, separamos 8 dicas para se preparar para o Enem.

1: organize e planeje o seu cronograma de estudos

Uma boa forma de começar a se preparar para o Enem é organizar o seu cronograma de estudos, separando assim um certo período para cada matéria, de acordo com a sua complexidade e afinidade com o assunto.

Além disso, é importante ressaltar que esse cronograma deve ser real, ou seja, não estipule metas que você sabe que não conseguirá cumprir. Isso significa dizer que você deve respeitar os seus limites.

Você pode montar o cronograma da forma que preferir, dividindo com base nos dias e matérias, ou por tempo diário.

2: você deve priorizar as matérias que tem dúvidas com frequência

Sabemos que quando gostamos da matéria, fica mais prazeroso estudá-la, entretanto, no final das contas, podemos estudar apelas ela, esquecendo de outras disciplinas também importantes.

Rever assuntos e estudar aquilo que domina também é uma forma de procrastinar, afinal, você não tem dúvidas ou dificuldades, bastando apenas uma revisão para fixar.

Quando você sente mais dificuldade em uma matéria, dedique-se para aprender, assim, quando estiver mais próximo da prova você não vai ficar tão nervoso(a).

3: procure estudar em grupo

Alguns alunos sentem dificuldade ao estudar sozinhos, pois ao longo desse estudo, surgem diversas dúvidas que podem não ser encontradas na internet. Mesmo que você frequente cursinhos, não é a mesma experiência do estudo em grupo.

O que você pode fazer é convidar amigos próximos que tenham o mesmo foco que você de estudo, então com certeza esse encontro será produtivo.

4: responda as provas antigas do Enem

Cada prova exige um certo conhecimento ou técnica sua, e por isso você precisa se acostumar com o estilo cobrado no Enem.

Quando você resolve provas antigas do Enem, aos poucos, você vai criando uma certa técnica de como responder essas questões, considerando o tempo.

Para cada questão, você tem alguns minutos, em média 3, contudo, cada um tem a sua dificuldade em facilidade.

Pode ser que você demore mais em umas questões do que outras, mas o importante é ir se acostumando, até a prova, com o estilo cobrado em suas questões.

Essa é a mesma técnica usada por professores de cursinho, trazer questões anteriores do Enem, a fim de fazer com que o estudante perceba de que forma essa prova vai cobrar o assunto.

5: lembre-se de que o treino da redação é imprescindível

Na prova do Enem, não basta saber responder as questões objetivas, mas também é de suma importância treinar a redação.

Não tem como adivinhar qual o tema da redação, mas, ao longo do ano, você pode elencar quais temas foram mais discutidos na mídia social e treinar quais argumentos você usaria, caso esse seja o tema.

Lembrando apenas que o tema do Enem nunca será nada muito polêmico, envolvendo política, por exemplo, mas nada impede que você cite alguma questão política, desde que bem fundamentada.

O peso da redação é muito grande, então não esqueça de treinar a sua escrita.

6: é importante manter-se atualizado

Manter-se atualizado não é importante apenas para a redação, mas também para as questões objetivas no geral.

Como vimos nos anos anteriores, a prova do Enem pode citar quaisquer assunto, e será mais fácil de lidar com essas questões se você estiver por dentro do assunto.

7: procure fontes não tradicionais

Os livros didáticos não são a única forma de aprender, você também pode agregar muito com livros de ficção e afins.

Não substitua completamente esse contato com as bibliografias mais conhecidas, mas esteja aberto a outras opções.

8: a sua saúde é muito importante

Cuide da sua saúde, alimente-se bem antes da prova e lide com a sua ansiedade: essa prova não define a sua inteligência!