Dicas

Benefícios de um Curso de Espanhol – Conheça as principais vantagens!

Os benefĂ­cios de um curso de espanhol sĂŁo inĂșmeros, pois aprender uma lĂ­ngua nova lhe abre portas realmente incrĂ­veis.

02/07/2021- 13:10:28
🚀 Postado por: Felipe Antunes

Os benefícios de um curso de espanhol são inúmeros, pois aprender uma língua nova lhe abre portas realmente incríveis.

Na maioria dos currículos escolares, está previsto o estudo de duas línguas, a nossa materna, e o inglês. O espanhol é uma das línguas estrangeiras mais populares no Brasil, depois do inglês, apesar de que ambas as línguas estrangeiras ainda são muito fracas em nosso território.

Aprender espanhol é mais rápido do que inglês ou italiano, por exemplo, pois é "semelhante" ao português. As regras fonéticas são, de fato, muito semelhantes.

Com um pouco de prática você pode aprender espanhol rapidamente. Portanto, investir em um aprendizado melhor e usufruir dos benefícios de um curso de espanhol é o mais recomendado.

Aprender espanhol: vários objetivos

No caso de um ano de estudos no exterior, é necessário falar um mínimo ou mesmo já ter um bom conhecimento do idioma. Um bom nível inicial permite que você preencha os documentos de registro da universidade de destino, possivelmente obtenha uma bolsa e estude em outro idioma sem qualquer dificuldade.

Quanto à procura de estágio ou emprego no estrangeiro,  falar a língua lhe permite procurar emprego diretamente em empresas locais, não necessariamente brasileiras em solo espanhol, aumentando as suas possibilidades de encontrar ofertas e de passar de forma brilhante na entrevista, que geralmente é feita à distância.

Até mesmo os profissionais se interessam em aprender espanhol, pois procuram novos empregos ou trabalham em ambientes cada vez mais internacionais. Na verdade, a América Latina é uma das regiões com as maiores taxas de crescimento do mundo.

Durante uma viagem turística, você se integrará em um país onde conhece o idioma. Graças ao espanhol, você terá acesso a mais de 20 países como a Espanha e quase todo o continente da América Latina com culturas muito diferentes (clima, danças, música, modos de ser, política). É também um bom momento de investimento em termos de tempo e descobertas.

Por que fazer um curso de espanhol?

Quer seja para melhorar o nível de preparação para o diploma, preparar-se para uma viagem à Guatemala ou ir para a Colômbia, é necessário ter aulas de espanhol.

Ter aulas de espanhol pode ser indispensável em algumas situações! Claro, com um computador conectado à internet, você pode ter acesso gratuito a um número quase ilimitado de materiais educacionais (vídeos, podcasts, livros, exercícios, filmes, música). O aluno pode, portanto, ser bastante autônomo no aprendizado do seu curso de espanhol online.

O YouTube permite que você ouça música em espanhol "con letras" (com letras) e assista a filmes legendados. Recomendo que você comece com os filmes legendados, continuando com os filmes espanhóis legendados em espanhol e, finalmente, sem legendas.

No entanto, todos esses materiais permitem principalmente que o aluno desenvolva a compreensão.

Ele será capaz de memorizar listas de vocabulário, aprender gramática espanhola e entender um filme, mas ficará preso quando tiver que se expressar. É como se o aluno tivesse todos os ingredientes necessários para preparar um prato, mas não conhecesse a receita.

Para otimizar o tempo de estudo, é necessário equilibrar o nível de compreensão com o nível de expressão. Quanto mais você aprende, mais você precisa praticar para digerir os conceitos que aprendeu e incorporar novos com mais facilidade.

Por outro lado, um aluno que pratica sem se dedicar seriamente ao estudo da língua acabará usando apenas termos comuns. É por isso que esses apoios são complementares a cursos que desenvolvem ainda mais a expressão.

Curso em grupo de espanhol ou aulas particulares?

A participação nas aulas grupais é certamente uma oportunidade de convívio, mas, dada a heterogeneidade do nível dos alunos e o pouco tempo disponível para se expressar, as aulas privadas se revelam as mais eficazes.

As aulas em grupo são divertidas, mas nem sempre são para você!

Existem aulas particulares "gratuitas". É possível ter aulas de espanhol trocando 1 hora de aula por 1 hora de ensino. Se uma pessoa da Espanha quer aprender português enquanto você precisa aprender espanhol profissional, você pode trocar o favor por uma hora de aula.

No entanto, esse tipo de lição é particularmente útil para a prática. Seu interlocutor não possui um curso pronto ou metodologia própria. Enquanto pratica o idioma, ele não será necessariamente capaz de explicar quando, por exemplo, "por" deve ser usado em vez de "para".

Aulas particulares com um professor qualificado prova ser uma estratégia bastante eficaz

O professor está lá para ajudar o aluno a atingir seus objetivos e, assim, se adaptar às suas necessidades específicas. Existem infinitas maneiras de aprender e várias maneiras de se perder.

Caso o aluno tenha de passar na prova, o docente terá de preparar o aluno para passar na prova nas mesmas condições, privilegiando a parte escrita e oral. Para uma entrevista de emprego, você precisará revisar o vocabulário do setor, preparar respostas e praticar.

Um aluno que deseja viajar durante as férias prefere praticar conversas de rotina. O professor acompanha o aluno não só durante o curso, mas também em seu trabalho pessoal. Oferece um ritmo de trabalho personalizado e materiais didáticos que correspondem à sua forma de aprender.

Alguns possuem mais memória visual, outros auditivos ou sinestésicos. Dependendo disso, o professor irá propor os suportes relevantes:

  • Visual: vocabulário, gramática, leitura, filmes legendados e conversas;
  • Auditivo:  vocabulário/regras gramaticais, lista de áudio, podcasts, filmes e conversas;
  • Sinestésico: reescrever as palavras do vocabulário/fazer exercícios de gramática, escrita (narrativa) e conversas.

Como aprender espanhol?

A língua espanhola é muito difundida no mundo, por isso é normal que haja interesse em estudá-la! Mas como?

Muitas vezes, aprender uma língua parece um processo longo, tedioso e difícil. O vocabulário e a gramática são apenas parte da aprendizagem. Acima de tudo, é preciso praticar, falar e ouvir, escrever e ler, mobilizar o conhecimento para memorizá-lo. Uma palavra que não é usada é uma palavra esquecida.

500 palavras são suficientes para lidar com um idioma, então todos aprenderão as palavras de que mais precisam. É o grau de uso de uma palavra que determina sua utilidade.

Para muitos, aprender um idioma significa gastar mais tempo do que o disponível, o que é um esforço. Você pode tentar minimizar esse efeito definindo "hábitos de substituição" e "hábitos simultâneos". Em vez de assistir a um filme em português, você pode começar a assistir a um filme em espanhol legendado, por exemplo.

Em vez de pensar em coisas desnecessárias no caminho de casa para o trabalho, você poderia usar seu tempo ouvindo música cubana de maneira proveitosa. Dois meses são suficientes para se comunicar em espanhol: 20 minutos por dia de trabalho pessoal e 2 horas por semana de aulas particulares.

NOTÍCIAS