NotĂ­cias
Felipe AntunesPor: Felipe Antunes
18/07/2022- 22:50:02 - Atualizado :19/07/2022- 21:06:19
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Foto: Andrew Neel/Unsplash

Conquistar um local de destaque no mercado de trabalho é parte do sonho de muitas pessoas, no entanto, a realidade do desemprego no país assombra quem deseja alcançar esse objetivo. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em abril de 2022, o número de pessoas em busca de emprego no Brasil chegou a 11 milhões. 

Diante desse cenário, estar bem preparado para se destacar diante dos demais se tornou uma questão de necessidade para muitos brasileiros e a escolha pela qualificação pode ser o diferencial em qualquer currículo. 

O curso técnico é um dos caminhos mais rápidos para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e permite a capacitação profissional com bases teóricas e práticas. A formação dura em torno de 12 a 24 meses e pode abrir diferentes oportunidades nas áreas de atuação. 

Para quem deseja acertar na escolha, é possível investir em algumas carreiras promissoras. Enfermagem, marketing, estética, logística, segurança do trabalho e desenvolvimento de sistemas são algumas que estão em destaque no país e no mundo em 2022. 

Técnico em Enfermagem

O curso técnico em enfermagem é um dos mais tradicionais e procurados, com alta empregabilidade no Brasil. Nos últimos anos, os profissionais da área da saúde tiveram papel importante no combate ao novo coronavírus e mostraram a importância da especialização na área. 

Um dos motivos que fazem com que a enfermagem seja uma área promissora é a expansão das redes hospitalares no país. Além disso, soma-se o envelhecimento da população e o aumento na procura por cuidados em domicílio. 

 Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem mais de 140 especialidades registradas na área. Os profissionais com curso técnico podem ser responsáveis por atendimento direto dos pacientes, realização de funções básicas nas unidades de saúde e prevenção de doenças. 

Técnico em Marketing

Outra área popular entre os estudantes é o marketing. Segundo projeções do instituto de pesquisa CMO Survey, essa área apresentará crescimento de investimento em 2022 de, aproximadamente, 14,7% no ambiente digital e 5% no offline.

A área mostra-se promissora e vem sendo cada vez mais apostada em empresas de diferentes segmentos, abrindo espaço para novas oportunidades de trabalho. Os profissionais em marketing são responsáveis por identificar tendências do mercado, analisar as oportunidades para a venda e elaborar campanhas voltadas para o comercial. 

Dessa forma, o técnico na área lida com a imagem de uma empresa e pode alavancar o crescimento e fidelizar clientes, tendo como base os conhecimentos adquiridos durante o curso. 

Técnico em Estética

Em 2020, o Brasil foi considerado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos como o terceiro maior consumidor do setor de estética no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Os brasileiros estão cada vez mais envolvidos com a área da beleza e a busca por procedimentos estéticos também tem crescido. 

Por esse motivo, o curso técnico em estética é uma das formações que geram boas oportunidades no mercado de trabalho. O profissional com certificado pode atuar em clínicas especializadas ou mesmo abrir o próprio negócio.

A formação do curso técnico dá ao aluno a habilitação para realizar procedimentos estéticos faciais e corporais, utilizando tecnologias e produtos cosméticos específicos para proporcionar mais saúde e bem-estar aos seus clientes. 

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 

Considerado um profissional em alta no mercado, o técnico em desenvolvimento de sistemas atua na criação e no monitoramento de softwares, seguindo as especificações das linguagens de programação. 

Segundo um levantamento realizado pela Brasscom, a procura por profissionais do setor de tecnologia da informação atingirá a marca de 420 mil vagas até 2024 no Brasil. 

O profissional com habilitação na área pode atuar no desenvolvimento de sistemas em empresas privadas, públicas e também em organizações governamentais. Além disso, o conhecimento do curso técnico possibilita trabalhar como autônomo. 

Técnico em Logística

O curso técnico em logística foi citado pelo Yahoo Finanças e pelo ManpowerGroup como uma das carreiras em ascensão na atualidade. O principal motivo para o reconhecimento da formação frente ao mercado de trabalho é a sua importância para as empresas de diferentes segmentos. 

 

Em linhas gerais, o setor de logística é responsável por cuidar do transporte, armazenamento e distribuição de produtos de uma indústria. A formação técnica, dessa forma, dá ao profissional a capacitação para gerenciar e planejar o estoque. 

 

Além disso, durante o curso o aluno aprende mais sobre como gerenciar e executar programas e equipamentos para a manutenção das mercadorias, assim como outras funções relacionadas à logística de uma companhia.

Técnico em Segurança do Trabalho

O curso técnico em segurança do trabalho também se encaixa entre as carreiras promissoras para o ano de 2022. Cada vez mais, a segurança e o conforto vem sendo valorizados pelos brasileiros, principalmente quando esses aspectos envolvem o ambiente de trabalho. 

Os profissionais habilitados para atuar nessa área operam em parceria com engenheiros para garantir que o espaço profissional seja mais seguro tanto para os funcionários, quanto para os clientes e fornecedores da empresa. Sendo assim, a tarefa desses técnicos é identificar possíveis riscos e aplicar medidas para reduzir os danos dentro de uma companhia. 

Durante esse processo, o profissional pode ainda elaborar novas políticas de segurança e fiscalizar o cumprimento de regras e normas. O curso dá a possibilidade de o estudante trabalhar em diferentes segmentos e em empresas privadas ou públicas.