Dicas

Como aprender a falar inglês – Aprenda fora do Brasil!

Como aprender a falar inglês quando estamos viajando para fora do país?

02/07/2021- 13:08:04
🚀 Postado por: Felipe Antunes

Como aprender a falar inglês quando estamos viajando para fora do país? Preparou sua viagem para a Europa e está visitando países que a língua materna ou oficial é o inglês Está despreparado para conversar com um nativo do país em questão?

Sabia que existem formas de aprender a falar essa língua universal sem ter que estudar, mas sim aproveitando da situação da experiência que está vivenciando? É sobre isso que vamos falar hoje.

Trouxemos nesse conteúdo algumas formas de como aprender a falar inglês mesmo estando no exterior, independentemente do país que você esteja visitando. Então, sugerimos que leia com atenção. Vamos lá!

Como aprender a falar inglês no exterior rapidamente?

Você quer saber como aprender a falar inglês de forma rápida e não sabe como fazer isso? Você já tentou aprender de todas as maneiras tentando estudar inglês no YouTube, livros escolares, mas sem obter nenhum resultado? A única solução é optar por estudar inglês no exterior, vivenciando realmente a língua no seu cotidiano.

Na verdade, quem decidiu partir para estudar no estrangeiro teve a oportunidade de aprender a falar fluentemente a língua do país que os acolheu, porque, vivendo em contato próximo com os locais, inevitavelmente se aprende bem a sua língua.

E neste artigo, queremos falar com você exatamente sobre isso e dar algumas dicas valiosas para sobre como aprender a falar inglês de forma rápida e sem esforço no exterior.

Como você aprende inglês sozinho no exterior? É possível fazer isso?

Depois de tomar a decisão de se mudar para estudar inglês no exterior, tenha certeza de que você não terá que aprender o idioma sozinho!

Na verdade, nosso conselho é que você faça um curso de inglês em alguma escola parceira de intercâmbio, combinando o estudo com o exercício que você fará diariamente fora das aulas.

Sim, porque sem o apoio de um professor de línguas, sem exercícios e estudo constante, seu inglês poderia se tornar fluente para falar e ouvir, mas e a redação e a gramática?

Além disso, ao fazer um curso de inglês você também pode melhorar sua fala e compreensão auditiva, graças a exercícios específicos que serão realizados em sala de aula.

Os cursos de idiomas oferecidos por escolas de intercâmbio são bem variados: há cursos para todos os níveis iniciais e para todas as necessidades. Do inglês acadêmico (para quem deseja estudar na universidade) ao inglês geral (todos os níveis). Do inglês para negócios (para quem deseja aprender inglês específico para seu setor de trabalho) até a obtenção de um certificado de idioma.

As certificações de idioma mais comuns e solicitadas são IELTS, Cambridge e TOEFL, muito úteis especialmente para quem deseja acessar uma universidade estrangeira. Mas vamos seguir em frente com nossas dicas sobre como aprender a falar inglês rapidamente no exterior.

Como praticar falar inglês no exterior?

O primeiro conselho que damos é que pratique falar inglês constantemente e todos os dias. Obviamente, morar no exterior é muito simples porque você viverá em contato com falantes nativos e, portanto, terá muito mais oportunidades de praticá-lo do que aqui no Brasil.

Não tenha medo de falar! Onde quer que você vá, quer escolha o Reino Unido, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia ou Irlanda, os habitantes desses países estão acostumados a lidar com pessoas de outras nacionalidades e, portanto, você não será certamente a primeira pessoa que pode não ser capaz de falar o idioma corretamente.

O importante é experimentar e o resto virá por si! Porque só com prática você pode melhorar a cada dia e se tornar fluente em inglês. Além disso, não tenha medo de pedir-lhes para repetir uma frase que você não entende! É melhor pedir explicações do que ficar impotente sem responder ou dizer nada e, assim, aparecer como um antipático.

Tente, tanto quanto possível, cercar-se de falantes nativos ou, em qualquer caso, de uma nacionalidade diferente da sua, com quem você é "obrigado" a falar inglês.

Este é um conselho sempre dado aos jovens que decidem partir para o exterior. Porque se você se cercar apenas de brasileiros nos países estrangeiros que viajar em seu intercâmbio, é quase certo que acabará falando sempre e apenas em português.

Isso não quer dizer que você não deva “namorar” estudantes da mesma nacionalidade no exterior! Sabemos que lidar com os brasileiros pode ser de grande ajuda, pelo menos inicialmente, para nos sentirmos menos “sem-teto”.

No entanto, você pode, por exemplo, inundar seu círculo de amigos com seus amigos brasileiros, saindo com jovens e estudantes de todo o mundo. Dessa forma, você não apenas praticará seu inglês, mas também treinará seu ouvido para diferentes sotaques.

Aprenda inglês ouvindo falantes nativos

É possível como aprender a falar inglês apenas ouvindo os falantes nativos? É sim. O segundo conselho que damos para aprender inglês é praticar a escuta.

Ouvir não significa apenas assistir a filmes em inglês, ouvir música tentando se esforçar para entender as palavras da letra, assistir vídeo aulas no YouTube e realizar os exercícios de audição que seu professor irá propor em sala de aula.

Mas, acima de tudo, por ouvir, queremos dizer ouvir falantes nativos de inglês. Então, sim, todas as ferramentas acima mencionadas são bem-vindas, mas tente ao máximo ouvir e entender as pessoas ao seu redor, mesmo quando você estiver no metrô, no ônibus, na fila do correio ou em um café.

É um exercício que, se feito constantemente, todos os dias, vai te ajudar muito a entender melhor o inglês, acostumando seu ouvido a compreender a língua em questão.

Obviamente, para aprender uma língua é preciso empenho, perseverança na prática e tempo. Desconfie de quem lhe diz "aprenda inglês em um mês" porque isso não é possível. Mas morando no exterior e frequentando o curso certo, você pode aprender melhor e mais rápido.

Lembre-se que viajar para fora do país necessita da tradução de documentos pessoais, principalmente se você estiver indo para estudar em um país da Europa. Portanto, é necessário contratar uma empresa que preste o serviço de tradução juramentada, a única regulamentada e autorizada por lei quando o assunto são documentos pessoais!

Agora que já leu nossas dicas de como aprender a falar inglês fora no Brasil através de um intercâmbio, faça suas malas e compre suas passagens, está na hora de viajar e aprender uma língua nova!

NOTÍCIAS