Dicas

Como evitar a procrastinação ao estudar?

No entanto, quantas vezes você adiou o que tem que fazer hoje para amanhã? Saiba que este não é apenas o seu problema.

29/10/2021- 14:56:44 - Atualizado :29/10/2021- 14:57:12
🚀 Postado por: Felipe Antunes

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Talvez, você precise estudar com urgência matemática para uma prova de vestibular ou concurso e acaba procrastinando, enquanto a data do exame se aproxima.

No entanto, quantas vezes você adiou o que tem que fazer hoje para amanhã? Saiba que este não é apenas o seu problema. Qualquer pessoa que aprenda para o vestibular poderá facilmente cair nessa armadilha. 

A preparação depende de você, o que está diretamente relacionado à sua atitude. É por isso que é mais provável que atrase o aprendizado. 

Portanto, para começar a evitar a procrastinação ao estudar, é importante entender como e por que isso acontece. Aqui estão algumas dicas importantes sobre como evitar a procrastinação ao estudar e melhorar a eficiência do aprendizado:

O que é procrastinação?

A procrastinação é o ato de adiar uma tarefa até que seu prazo tenha expirado ou não seja mais possível. 

Claro, você pode se lembrar de que, visto que tenha coisas importantes a realizar, mas mesmo que esteja animado para concluir a tarefa, você só começará a atividade quando não tiver mais escolha. 

Quando a procrastinação se tornou um hábito na vida de um estudante, ele começou a ignorar as atividades que precisava realizar e as tarefas que precisava realizar a tempo, de modo que seu desempenho acadêmico diminuísse.

Isso apenas manterá os alunos distantes de seus objetivos profissionais e da sensação de progresso do aprendizado.

Qual é o problema da procrastinação?

Esse problema levará tempo para o que você deve fazer, mas não trará nenhum benefício para sua vida. Você já percebeu que após procrastinar um dia inteiro, você se sente cansado, assim como faz diferentes atividades? Isso ocorre porque este é um dos principais efeitos da procrastinação. 

 

Algumas pessoas confundem procrastinação com uma pequena pausa. Porém, torna-se um período de lazer de baixa qualidade e não promove relaxamento. Ao contrário, quando se torna um hábito, traz muitos contratempos à vida, podendo até causar problemas de saúde como ansiedade e estresse.

Além disso, outro ponto importante que precisa ser enfatizado é que a procrastinação não é necessariamente uma falta de responsabilidade ou compromisso. Normalmente, uma pessoa reaparecerá esse hábito sem saber, e o motivo pode não ser óbvio. 

Em caso de falta de organização muito grave e procrastinação excessiva, o apoio e a ajuda de um profissional da psicologia devem ser fornecidos com a ajuda de psicólogos. Portanto, dessa forma, é possível descobrir a causa e aprender a lidar com os problemas que levam à procrastinação.

Como evitar a procrastinação na aprendizagem?

Sabendo o quão prejudicial à procrastinação é para a vida, não há nada melhor do que saber como se livrar da procrastinação enquanto estuda. Veja a seguir algumas dicas para evitar a procrastinação ao estudar no seu dia a dia!

Crie um cronograma

Quando um estudante segue um procedimento bem-planejado, é mais difícil procrastinar porque ele está acostumado com o tempo de que dispõe para realizar a tarefa. Lembre-se de que o cérebro funciona melhor quando se trata de repetição, quanto mais atividades você fizer, mais simples será repeti-las. 

Trabalhar a disciplina na vida diária e definir um cronograma de aprendizado e tarefas que precisam ser concluídas ao longo do dia é uma estratégia para desenvolver um hábito e torná-lo mais fácil de completar

Descubra uma motivação

Tudo poderá começar com motivação. 

Por isso, é válido começar com a pergunta "Por que faço o que faço?" Quando as tarefas rotineiras se tornam automáticas e o sentido das coisas se perde, mesmo as tarefas mais simples podem ser desencorajadas e relutantes em serem executadas. Esse comportamento é mais comum quando se trata de áreas de estudos. 

Por exemplo, uma pessoa que fez um exame físico por vários anos poderá começar a esquecer por que deseja fazer o curso. Isso também pode acontecer no meio da graduação ou em qualquer fase do estudo. 

Buscar motivação é como manter o foco e definir. Além disso, sempre que as emoções negativas vierem, você pode imaginar o objetivo sendo alcançado e encontrar o poder de evitar a procrastinação com base nisso.

Entenda por que você procrastina

Compreender as causas da procrastinação pode ser de grande ajuda para encontrar o verdadeiro problema por trás desse hábito. 

Às vezes, quando uma tarefa parece desafiadora, tendemos a adiá-la o máximo possível para evitar nos sentirmos inadequados ou frustrados. 

Mesmo que isso seja apenas no mundo do pensamento, não é necessariamente verdade, apenas o pensamento de não conseguir completar uma atividade o fará procrastinar.

Outra situação muito comum é a sobrecarga de tarefas, muitas vezes sua mente e seu corpo estão exaustos, mas você não percebeu. Além disso, seu comportamento passa a mostrar a necessidade de descanso e você começa a buscá-lo, mesmo que inconscientemente. 

Se você fizer isso conscientemente, a sensação de relaxamento será mais forte. Contudo, em sua programação, sempre inclua tempo de descanso, tempo de pausas e tempo para se cuidar, relaxar e se envolver em atividades divertidas.

Realize pequenas metas

Metas pequenas também são incentivos interessantes. 

A sensação de realização ajuda a ativar nosso sistema de recompensas e a proporcionar mais felicidade e bem-estar. Você nota o impacto da frustração em você quando uma tarefa não é concluída?

Quando o objetivo é alcançado, a sensação de satisfação é proporcional às emoções negativas que ocorrerão se o atraso chegar. 

Você poderá desenvolver um plano para se motivar para sempre se empenhar em alcançar os objetivos traçados na vida, desde os menores aos mais complexos. Este é um grande benefício para o desenvolvimento profissional e atenção aos objetivos pessoais.

Seguindo essas dicas, você poderá começar a evitar a procrastinação ao estudar na vida diária. Desta maneira, será possível perceber uma maior produtividade no aprendizado, o que trará bons resultados na vida do aluno. 

Lembre-se: se os efeitos da procrastinação têm consequências graves para a sua vida diária e saúde, procure ajuda profissional. Isso o ajudará a encontrar a solução que melhor se adapta ao seu caso.

NOTÍCIAS