Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Correção de química da prova UECE feita pela professora Maitê

Confira a correção de química da prova UECE feita pela professora Maite

Correção Química Uece Primeira fase 2022.1 – GAB 1

Questão 47.

Observe o quadro abaixo, que mostra estudos realizados com a composição do ar que respiramos (inalado e exalado). 

Considerando as informações contidas no quadro acima, analise as seguintes afirmações:
I. No processo biológico do metabolismo, o oxigênio reage com os alimentos ingeridos para produzir gás carbônico e água.
II. Parte da água no ar exalado é resultado da evaporação das superfícies úmidas dos pulmões.
III. Na respiração, a maior parte do oxigênio é substituída por gás carbônico.
É correto o que se afirma em

A) I e III apenas.
B) II e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.

Comentário:

Ao ingerirmos um alimento, ocorre o processo de digestão dele, produzindo glicose. Essa molécula reage com o gás oxigênio. Esse gás é transportado ate o interior das células, no qual reage com a glicose, produzindo água e gás carbônico – ele será eliminado da célula e transportado pelo sangue ate sua eliminação.
Existe diversas formas de liberar água, como o suor, mas, além disso, temos a liberação de vapor de agua no momento da respiração, por evaporação.
A respiração é um processo aeróbio. Logo, necessita do oxigênio para que possa ocorrer. Portanto, não faz sentido substituir por gás carbônico, porque o gás oxigênio é NECESSÁRIO para que ocorra. 
ALTERNATIVA  C

Questão48.

As vitaminas A e C têm funções muito importantes no corpo humano. Dentre as funções da vitamina A, encontram-se o bom funcionamento da visão e sua contribuição na formação dos dentes e na renovação celular. Já a vitamina C facilita a cicatrização da pele, melhora a circulação do sangue e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como aterosclerose e pressão alta. Observe as seguintes estruturas químicas: 

Vitamina A

De acordo com as estruturas químicas acima apresentadas, é correto dizer que 

A) a estrutura da vitamina A contém um anel benzênico e a da vitamina C contém um heteroátomo. 
B) na estrutura da vitamina A existem dez átomos de carbono do tipo sp2 enquanto na estrutura da vitamina C existem três átomos de carbono do tipo sp3. 
C) enquanto a estrutura da vitamina A possui um total de 28 átomos de hidrogênio, a estrutura da vitamina C possui somente 8 átomos de hidrogênio. 
D) tanto a vitamina A quanto a vitamina C pertencem às funções dos álcoois, contudo, a vitamina A pertence aos aromáticos e a vitamina C aos ésteres. 

Comentário:

Um anel benzênico é composto por 6 átomos de carbono, com 3 ligações duplas alternadas, ou seja, em ressonância. Um heteroátomo é um átomo diferente de carbono e hidrogênio que está inserido ENTRE átomos de carbono. Portanto, se uma cadeia carbônica possui ele, então, ela é classificada como heterogênea.
Para lembrar de hibridização, vamos recordar quais são: sp3, sp2 e sp
sp3: todos os átomos de carbono realizam somente ligações simples, nesse caso, 4 ligações sigmas, ou seja, 4 simples, formando uma geometria molecular tridimensional, do tipo tetraédrica.
Sp2: aqui, o carbono realiza uma dupla e duas simples. Então, nessa hibridização, há 3 ligações sigmas e 1 pi. O tipo de geometria molecular é trigonal planar.
Sp: o carbono realiza ou uma simples + uma tripla ou duas duplas, nesse caso, são 2 sigmas e 2 pi.
A função álcool tem-se quando uma hidroxila – OH – está ligada a um átomo de carbono que realiza ligação saturada. Caso esteja  ligado a um C insaturado, então, temos um Enol. Já se ela tiver ligada a uma cadeia fechada, e em que o C, em questão, é insaturado, então, temos um Fenol.
A função éster é uma função oxigenada, em que teremos o C de uma carbonila (C=O) ligado a outro oxigênio. 
Ao analisar todos os itens, percebe-se, então, que:

ALTERNATIVA B

Vitamina A

Questão 49.

Segundo o canal History 2, na segunda guerra púnica, o general cartaginês Aníbal Barca, ao avançar com suas tropas contra Roma, defrontou-se com um enorme paredão de calcário (carbonato de cálcio) que impedia a passagem de seus pesados elefantes. Impossibilitado de recuar, ele decidiu remover o paredão, aquecendo-o, resfriando-o rapidamente e lançando sobre ele vinagre (ácido etanoico). A reação química que desmontou o paredão produziu etanoato de cálcio, 
A) água e dióxido de carbono. 
B) óxido de cálcio, dióxido de carbono e água. 
C) hidróxido de cálcio e dióxido de carbono. 
D) monóxido de carbono e água. 

Comentário:

Sabe-se que o carbonato de cálcio é um sal insolúvel em água, mas solúvel em ácido. Ao por em contato carbonato de cálcio com ácido etanoico, tem-se a seguinte reação:
 CH3COOH + CaCO3 -> CH3COOCa + H2CO3
               

CO2(g) + H2O(l)

                                       

Logo, então, percebe-se que além de etanoato de cálcio é produzido ácido carbônico, um ácido fraco que se decompõe, logo em seguida, em gás carbônico ou dióxido de carbono e água.

ALTERNATIVA A

Questão 50.

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado função orgânica. Assinale a opção que apresenta corretamente o composto e a função orgânica a que ele pertence. 

Comentário:

A função orgânica como se fosse a família, ela engloba o todo, mas sabemos que cada parente tem sua particularidade e uma identidade. Analogamente a isso, tem-se, então, o grupo funcional. Então, o grupo funcional é a identidade de um membro que ta na família, ele quem dará as características de determinado composto presente naquela função. Por exemplo,
O ácido metanoico e o ácido etanoico fazem parte da família – FUNÇÃO ORGÂNICA- dos ácidos carboxílicos, mas o ácido etanoico está presente no vinagre, já o ácido metanoico é liberado, durante a picada de formigas. Percebem que ambos têm seu jeitinho de agir? Então, essa é a diferença entre função e grupo funcional.
Nesse caso, pelos estudos de funções orgânicas,  sabemos que um éster é toda aquela função que possui um grupo funcional, cujo o carbono da carbonila está ligado a outro oxigênio.

ALTERNATIVA C

Questão 51.

Atente para as seguintes afirmações sobre carboidratos: 
I. Açúcares e amidos são identificados como carboidratos, ou seja, compostos que contêm carbono, hidrogênio e oxigênio, com os dois últimos elementos na mesma proporção atômica de 2:1 encontrada na água.
II. Nos carboidratos, os átomos de hidrogênio e oxigênio estão ligados entre si para formar moléculas de água como, por exemplo, a glicose, que tem a fórmula C6H12O6.
Considerando as proposições acima apresentadas, é correto afirmar que 
A) I é verdadeira e II é falsa. 
B) ambas são falsas. 
C) I é falsa e II é verdadeira. 
D) ambas são verdadeiras. 

Comentário:

Também chamados de glicídios ou hidratos de carbono e, em sua maioria, apresenta a seguinte fórmula geral (CH20)n. No entanto, vale salientar que alguns carboidratos possuem outros átomos em sua composição, como a Quitina, a qual possui atomos de N em sua estrutura.
Os monossacarídeos são carboidratos simples – são aqueles que não estão ligados um nos outros –  que não sofrem hidrólise, um exemplo de monossacarídeo é  a glicose, uma hexose.

ALTERNATIVA A.

Questão 52.

A primeira teoria atômica descrita por Epicuro (341 a.C. – 271 a.C.) na carta a Heródoto e resgatada por Titus Lucretius Carus (94 a.C. – 50 a.C.) na obra De Rerum Natura (sec. I a.C.) afirma que “alguns corpos são compostos, enquanto outros são elementos de que se compõem os corpos compostos”. Esses elementos são os átomos, indivisíveis e imutáveis. Alguns séculos depois esse postulado foi admitido por

A) Robert Boyle. 
B) John Dalton. 
C) Antoine Lavoisier. 
D) Niels Bohr. 

Comentário:  

Apenas no século XIX essa teoria foi retomada por John Dalton que a reavaliou sob embasamentos experimentais. O grande passo da química para a construção da teoria atômica foi dado pelos químicos Dalton (1766-1844), Joseph –Louis Gay Lussac (1778-1850) e Amoedo Avogadro (1776-1856)  A primeira teoria foi formulada por Dalton. Sua teoria diferencia-se das anteriores, pois seu caráter cientifico agregava resultados experimentais, rompendo, assim, a antiga ciência Grega que negava essa parte experimental.
ALTERNATIVA B

Questão 53.

Segundo Zósimo de Panópolis, que viveu no século III da era cristã e escreveu o primeiro tratado sobre alquimia, Maria, a Judia, uma egípcia helenizada, que foi a primeira alquimista da história, descobriu o ácido clorídrico e inventou vários equipamentos de laboratório incluindo o dibikos e o tribikos, aparelhos primitivos de destilação, e o banho-maria. O banho-maria é utilizado até hoje 
A) exclusivamente para acelerar as reações endotérmicas lentas entre sólidos e líquidos em temperaturas inferiores a 100 °C. 
B) principalmente para evitar acidentes pelo contato direto de tubos de ensaio erlenmeyers, Beckers e outras vidrarias com a chama do bico de Bunsen. 
C) principalmente para elevar, de maneira uniforme e lenta, a temperatura de substâncias que não podem entrar em contato direto com o fogo. 
D) exclusivamente para evitar que as substâncias inflamáveis entrem em ebulição em temperaturas superiores a 100 °C. 

Comentário:

No laboratório, o Banho maria é um equipamento que tem a finalidade de aquecer substancias que não podem ser levadas, diretamente, ao fogo, e precisam de uma elevação de temperatura, de forma lenta e uniforme. Na maioria das vezes, o recipiente que contem  essa substancia que irá passar pelo banho maria, será submergido em água ou em outro composto.
ALTERNATIVA C

Questão 54.

O alquimista e médico Paracelso (Philippus Aureolus Teophrastus Bombastus Van Hoheneim, 1493–1541), no início do século dezesseis, havia inconscientemente observado que, na reação em que os ácidos atacam os metais havia um subproduto gasoso. Esse gás é o 
A) oxigênio. 
B) hidrogênio. 
C) gás carbônico. 
D) nitrogênio. 

Comentário:

Fazendo uma reação genérica entre um ácido e um metal
2HCl + Zn ? ZnCl2 + H2(g)
No entanto, vale salientar que isso nem sempre vai ocorrer. Essa regra de metal reagir com ácido e produzir gás hidrogênio só é válida quando se tem um metal mais reativo do que o hidrogênio. Segue abaixo os metais que não são mais reativos que o H:
H>Sb>Bi>Cu>Hg>Ag>Pd>Pt>Au
Logo, por exemplo, se colocar  cobre pra reagir com ácido clorídrico (HCl) , não ocorrerá reação, justamente, porque os reagentes não reagem entre si.

ALTERNATIVA B

Gostou? Segue a tia @maitecurie