Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Desenvolvimento de aplicativos, o que é preciso para trabalhar na área

Você gostaria de se tornar um desenvolvedor de aplicativos? Então continue lendo para saber o que é preciso para trabalhar nessa área.

Quem não tem um celular hoje em dia? A importância desse dispositivo é tão grande em nosso dia a dia que podemos afirmar, sem medo de errar, que muita gente nem saberia mais viver sem ele.

Pois é, o fato é que o que faz esse dispositivo ser tão fundamental são os muitos aplicativos que instalamos neles.

Para quem não sabe, aplicativos são aqueles ícones nas telas de seu celular ou tablet.

Assim sendo, se você tem no visor de seu celular símbolos como Facebook, Instagram, Whatsapp, Netflix, Google, Yahoo mail, Spotfy, Globo Play, Prime Video, iFood, Preço do Gás, entre muitas outras possibilidades, enfim…tudo isso são aplicativos.

Na verdade já estávamos acostumados a ver esses ícones em nossos computadores, porém, desde que os aparelhos móveis se tornaram onipresentes, esses softwares migraram para os smartphones, e ganharam novos contornos e possibilidades..

Por esses fatores, atualmente o desenvolvimento de aplicativos é uma das profissões que mais crescem dentro da área de Tecnologia da Informação (TI).

Você gostaria de se tornar um desenvolvedor de aplicativos? Então continue lendo para saber o que é preciso para trabalhar nessa área.

Como é o trabalho de um(a) desenvolvedor(a) de aplicativos?

 

O trabalho de um profissional que atua no desenvolvimento de aplicativos envolve a concepção, planejamento, desenvolvimento, implementação e divulgação de soluções focadas para dispositivos móveis, seja para Android, IOS, ou para funcionarem nos dois.

Perfil do(a) desenvolvedor(a) de aplicativos

Você pensa em ser um desenvolvedor ou desenvolvedora de aplicativos? Mas será que você tem o perfil ideal para ser um bom profissional?

Saiba que essa profissão requer alguém que seja naturalmente curioso, que esteja sempre de olho nas principais tendências da área, as demandas por parte dos usuários e das organizações.

E mais, também é preciso que o profissional esteja sempre em dia com as novas linguagens e tecnologias utilizadas nesse setor, justamente, para conseguir melhores resultados. Ou seja, um profissional que goste de estudar, pois terá que estar constantemente se atualizando com cursos, podendo ser até online, já que existem ótimas opções no mercado.

E certamente, além da curiosidade é fundamental que o profissional apresente as seguintes características:

  • goste do que faz;
  • procure diversificar seus conhecimentos e sua atuação;
  • invista continuamente em especialização;
  • seja criativo e perspicaz;
  • sempre priorize a experiência do usuário;
  • goste de pesquisar e saber mais sobre o mercado para o qual está desenvolvendo a solução.

Por onde começar

Se você tem todas as características acima mencionadas e não sabe por onde começar para se tornar um(a) desenvolvedor(a) de aplicativos, a boa notícia é que não é preciso ter, necessariamente, formação superior em área específica.

Claro que, quanto mais se aprofundar e procurar ter conhecimentos, mais fácil será conseguir bons resultados e boas colocações no mercado de trabalho, mas isso poderá fazer apostando em cursos online.

Mas, embora não seja uma regra, muitas empresas não exigem uma graduação, claro que vai depender de cada empresa.

O fundamental é que a pessoa aposte em cursos dentro dessa área, que possam ajudar no desenvolvimento de aplicativos mobile, que ofereçam o embasamento técnico na área. 

Por isso, vale fazer cursos livres, de menor duração, e ir se especializando e se atualizando, com outros cursos ao longo da carreira.

Assim, aposte em cursos como lógica de programação; linguagem de programação para Android; linguagem de programação para iOS; CSS; bancos de dados; user experience; design e interface; inglês (fundamental) entre outras possibilidades.

O mercado de desenvolvedor(a) de aplicativos

Vale saber que, atualmente, todas as empresas, sejam grandes ou pequenas, estão investindo em aplicativos, seja para facilitar a comunicação com os clientes, para entregar refeições, produtos, até mesmo botijão de gás.

Ou seja, todos já enxergam os aplicativos como uma ferramenta fundamental para não ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo.

Enfim, essa é uma área extremamente promissora e de muita demanda no mercado, por isso, invista em qualificação, com cursos online, e fique à frente da concorrência.