Dicas

Faculdade de Radiologia: o que você precisa saber

A faculdade de Radiologia tem crescido cada vez nos últimos anos, formando os profissionais que são os tecnólogos em Radiologia.

16/04/2021- 14:47:40
🚀 Postado por: Felipe Antunes

A faculdade de Radiologia tem crescido cada vez nos últimos anos, formando os profissionais que são os tecnólogos em Radiologia.

Sendo assim, caso você tenha interesse em ingressar nessa área, então continue lendo esse conteúdo para saber um pouco mais sobre a faculdade!

Sobre A Faculdade De Radiologia

O principal objetivo da faculdade de Radiologia é formar e capacitar os indivíduos para exercerem as suas funções, que hoje em dia são essenciais para se ter uma melhor análise do problema através dos exames de imagem.

De forma básica, nesse curso, a pessoa irá aprender como usar o raio X e outras fontes de radiações para diagnosticar ou até mesmo tratar de certas doenças. Mas, ainda há uma série de diferentes fins onde é possível aplicar tais técnicas.

Ou seja, essa área não está limitada apenas a medicina, ela também costuma ser usada por outras indústrias e setores. Como por exemplo, na engenharia, indústrias de alimentos e até mesmo no controle de bagagem e segurança de um aeroporto.

Desse modo, a pessoa formada nessa área precisa entender como funciona a radiação, para que assim possa aplicar todas as técnicas de forma correta. Além disso, eles também manuseam os equipamentos, além de preparar os pacientes para fazer os exames.

O que se estuda em Radiologia?

A faculdade de Radiologia é tecnológica e dura em média três anos. O curso pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Algumas das disciplinas estudadas nesse curso servem para que o aluno entenda sobre como funciona a estrutura do corpo humano, como por exemplo:

  • Biologia;
  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Entre outros.

No entanto, a maior parte da carga horária desse curso é sobre conteúdos que tem relação com a Radiologia e os seus diferentes tipos. Incluindo a digital, convencional, odontológica, industrial, etc.

Além de também ensinar o aluno como manusear de modo corretos todos os equipamentos e como preparar os pacientes para realizar o exame, através de aulas como:

  • Biossegurança;
  • Controle dos Equipamentos;
  • Exames Contrastados;
  • Proteção Radiológica;
  • Técnicas de Enfermagem.

Mas, apesar de ter todas essas aulas sobre as técnicas da área, há também matérias focadas em estudar os exames que o profissional poderá realizar, tais como:

Assim como também, a faculdade tem outras matérias para estudo, tais como:

  • Física;
  • Eletricidade;
  • Magnetismo;
  • Ética Profissional;
  • Gestão em Radiologia.

Sendo assim, esse curso tem um grande foco na prática da profissão. Isso significa que a maior parte da carga horária tem como o objetivo de exercer as atividades práticas por meio de laboratórios.

Para que o estudante possa graduar-se, é necessário que ele faça um estágio de supervisão na área. Entre algumas instituições de ensino, também é obrigatório um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Após concluir a faculdade

Após concluir os 3 anos na faculdade, o aluno já está apto para exercer uma série de funções. Sem dúvida, a maioria dos tecnólogos optam por seguir o caminho da área médica, já que possui diversas opções de emprego.

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que a faculdade também prepara os alunos para atuarem em diversos outros setores. Isso inclui as indústrias de alimentos e farmacêutica. Mas, afinal, qual é o papel dele nesse meio?

Bem, ao contrário do que muitas gente imaginam, a radiação não serve apenas para as pessoas. É possível também esterilizar alimentos e remédios por meio dela.

Além disso,  também há chances de atuar nos setores industrial, de engenharia nuclear e até mesmo no setor de segurança pública de aeroportos, entre várias outras opções.

Sem dúvida, o mercado de trabalho dessa área tem crescido cada vez mais durante os últimos anos. Sendo que um dos principais fatores que tem aumentado a demanda é uma nova medida que a própria ANVISA estabeleceu. A recomendação é para contratar esses profissionais em quaisquer hospitais, laboratórios e clínicas médicas

Isso porque, o principal objetivo é garantir que todos os serviços com relação ao diagnóstico por imagem sejam de qualidade, assim como também para garantir a segurança de todas as pessoas, em especial os pacientes. Apesar de não ser perigoso, é preciso ter certos cuidados na hora de mexer com raios-X.

Onde um tecnólogo em Radiologia pode trabalhar?

O tecnólogo tem se tornado cada vez mais valorizado dentro do mercado de trabalho, que necessita de seus serviços, ainda mais em hospitais e clínicas médicas.

Ou seja, como dito antes, existe uma grande demanda por quem atua nessa área. De fato, o setor da saúde é o mais amplo e oferece uma série de opções para onde ele pode atuar em várias frentes.

Já na área da odontologia, os dentistas aprendem um pouco sobre a radiologia em seu curso, porém, não tanto assim. Ou seja, os tecnólogos ainda são os ideais para operar os equipamentos e obter as imagens. O mesmo ocorre para os veterinários.

Desse modo, confira a seguir outras áreas onde é possível encontrar emprego:

  • Clínicas de diagnóstico por imagem;
  • Hospitais públicos e privados;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Clínicas de Radiologia;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Ambulatórios;
  • Indústrias em geral;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas de Radiologia veterinária.

Quem mora em um dos centros urbanos, terá maiores chances para encontrar melhores opções de emprego, tendo em vista que as cidades grandes tem uma série de instituições de saúde.

Conclusão

Sendo assim, caso queira trabalhar nessa área, é preciso fazer a faculdade. São apenas três anos de curso que, após concluir, você poderá encontrar ofertas de emprego em várias áreas diferentes. Ou então você pode buscar por uma graduação mais alta, com a Radiologia Médica.

O que não falta por aí são ofertas de empregos para quem trabalha nessa área. Pois, como dito antes, a demanda cresce a cada dia mais.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então deixe o seu comentário!

NOTÍCIAS