Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Quais são os assuntos mais cobrados no Enem?

Quem está se preparando para as provas do Enem sabe como é importante resolver provas antigas

Quem está se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe como é importante resolver provas antigas, até para se acostumar com o estilo cobrado no exame.

Pensando nisso, hoje nós separamos alguns dos assuntos mais cobrados na prova do Enem. Confira!

Quais os temas mais cobrados na prova do Enem?

Em Linguagens, Códigos e sus Tecnologias, as questões são relacionadas a Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (cabendo ao aluno optar por Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Dessa forma, você precisará apresentar as seguintes aptidões (inclusive, a interpretação de texto cabe a todas as questões, mesmo que não sejam de Linguagens):

– Estudar o texto: encontramos na prova uma sequencia discursiva e gêneros textuais diversos, então você precisará estudar esses textos.

– Entender os aspectos linguísticos nos textos: cada texto apresentará um recurso expressivo da língua, o que, ao final, percebemos um procedimento para construir e recepcionar os textos (que estarão organizados de maneira articulada entre as suas ideias e proposições).

– Compreender acerca dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: nesse sentido, na prova você vai encontrar a norma culta, mas também a variação linguística, além dos elementos necessários para criar uma sequencia lógica dos textos e à construção do texto.

– Entendimento do texto literário: na prova, você precisará estudar o texto literário, percebendo qual a relação existente entre a produção literária e o processos social, para ter uma interpretação mais específica.

Em Português, vemos que os assuntos que mais caem são Tendência contemporânea, Estrutura e formação das palavras e pontuação. De maneira mediana, encontramos a classe de palavras, verbos e os preceitos básicos dos estudos literários. E em pequena escala, as origens do Realismo, o Quinhentismo, Barroco e Arcadismo, o Modernismo (1 e 3 geração), o parnasianismo e o pré-modernismo.

Sobre Interpretação de texto, devemos destacar os aspectos do texto, os tipos de textos, as categorias, quais as funções de linguagem, a narratividade e a intertextualidade, além da variação linguística.

Em Inglês ou Espanhol, só cai interpretação de texto.

Em Educação Física, encontramos o Esporte e espetáculo, a Influência da mídia do corpo, esportes adaptados e os cuidados com a saúde.

Em Artes, a arte contemporânea, a arte no século XV e XVI, os elementos básicos das Artes Plásticas e os Elementos básicos de música.

Já em Ciências Humanas e suas Tecnologias (abrangendo História, Geografia, Sociologia e Filosofia), vemos os seguintes temas mais cobrados:

Em História, os assuntos mais cobrados são a 2ª Guerra Mundial e suas consequências, o 2º Reinado, os governos pós-regime militar, a Era Vargas, a República Velha, a Baixa Idade Média, a Administração Colonial, Grécia e Roma, Regime militar, o sistema do Brasil colonial, a República populista, crise do sistema colonial, as reformas e revoluções, a Segunda revolução industrial, primeira guerra, baixa idade média e grandes navegações, o processo de independência, revolução industrial e iluminismo.

Em Geografia, encontramos questões ambientais, climatologia, urbanização, globalização, cartografia, geografia agrária, indústria, demografia, ordem mundial e conflitos, biogeografia, Oriente Médio, América Latina, Energia e Solos.

Já nas questões de Filosofia, temos Aristóteles e escola helenística, o Racionalismo moderno, a Escola sofística, Sócrates, Platão, Filosofia contemporânea, Escolha de Frankfurt, Filosofia Medieval, o Idealismo alemão, renascimento, Immanuel Kant, Nietzsche e o surgimento da Filosofia.

E em Sociologia, encontramos a Sociologia Contemporânea, Cidadania, Cultura e educação, Política, poder e Estado, Capitalismo, Economia e sociedade, Indústria cultural, Max Weber e o mundo globalizado.

Nas Ciências da Natureza e suas Tecnologia, a prova explora as matérias de Física, Química e Biologia.

Em Física, os assuntos mais cobrados são de Acústica, Energia, trabalho e potência, Resistores, Calorimetria, Impulso, Óptica, Atrito, Gases, Geradores (e as leis de Kirchhoff), Interferência, Refração e lentes, Hidrostática, Óptica da visão e Cinemática vetorial.

Em Química, temos as Ligações químicas, Reações orgânicas, compostos orgânicos, eletroquímica, leis ponderais e estequiometria, soluções, estados físicos, reações inorgânicas, termoquímica e radioatividade.

Já em Biologia, os assuntos mais cobrados são Sistema imunitário, ecossistema, fundamentos da ecologia, DNA e RNA, genética, hematologia, angiosperma e proteínas e enzimas.

Por fim, em Matemática (à parte de todas as outras disciplinas), vemos os seguintes assuntos: problemas de 1º e 2º grau, Grandeza proporcional e média algébrica, porcentagem e matemática financeira, funções, noções básicas de estatística, probabilidade, área de figuras planas e polígonos e análise combinatória.

Lembrando, apenas, que os assuntos que foram citados acima são os que mais caem, e não todos que caem na prova do Enem.