Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Quais são os tipos de bolsa oferecidos no Prouni?

O ProUni, ou o Programa Universidade para todos, é um programa criado pelo governo com a finalidade tonar mais fácil o acesso à universidade

O ProUni, ou o Programa Universidade para todos, é um programa criado pelo governo federal com a finalidade tonar mais fácil o acesso à universidade, visando o público de alunos com baixa renda. Essa é a porta de entrada para o ensino superior de muitos brasileiros, então vamos entender mais sobre o ProUni.

Com a criação em 2004, o ProUni tem algumas bolsas de estudos para oferecer ao estudante que se encaixa em seus requisitos, que pode ser de 50% ou 100%, considerando a mensalidade nas faculdades privadas.

O ProUni abre as suas inscrições duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre do ano, que é que quando as faculdades recebem os calouros.

Para que você consiga se inscrever no ProUni o primeiro passo é fazer a prova do Enem e atingir, ao menos, 450 pontos como média na notas, além de não zerar a prova de redação. Confira os temas de Redação já cobrados no Enem.

Você pode realizar as inscrições no próprio site, realizando o seu cadastro, informando alguns dados pessoais, a exemplo do CPF e do número de inscrição no Enem, bem como a senha. Caso você já tenha cadastro no Sisu, é a mesma senha para acessar a inscrição do ProUni.

Qual a nota de corte do ProUni?

No período em que as inscrições do ProUni estão abertas, uma vez ao dia é calculada a nota de corte diária para cada curso, a menor nota ficará entre os possíveis selecionados.

Esse cálculo é feito considerando a quantidade vagas disponíveis, bem como as notas dos candidatos que estão inscritos nos determinados cursos.

Com isso em mente, o aluno poderá conferir se a nota poderá lhe dar a entrada para a faculdade, usufruindo da bolsa de estudos.

Sobre a nota de corte e a disposição de bolsas do ProUni, alguns alunos ficam em dúvida se precisam prestar vestibular, mas não é necessário, afinal a sua inscrição será feita com a nota do Enem.

Porém, de qualquer forma, tenha atenção em relação a esse processo de admissão, pois algumas instituições ainda podem recorrer a provas próprias para selecionar os candidatos pré-selecionados através do ProUni.

Essa prova, caso ocorra, não possui nenhuma taxa de cobrança, e ao se inscrever no ProUni, você saberá qual faculdade aplica ou não esse exame para selecionar.

Quais os tipos de bolsa do ProUni?

O ProUni tem dois tipos de bolsa, o integral e o parcial (que se refere a 50% da mensalidade).

No caso da bolsa integral, essa se destina a estudantes que tem como renda familiar até um salário-mínimo e meio, e a bolsa parcial é para estudantes com renda familiar até três salários-mínimos.

É importante ressaltar ainda que as bolsas do ProUni têm vigência ao longo de todo o curso do ensino superior, porém para garantir o recebimento desse benefício, o aluno precisa da aprovação em, ao menos, 75% das matérias cursadas no período letivo.

Aqueles que atendem aos requisitos mínimos exigidos, que é a nota mínima no Enem, precisam:

– Ter renda familiar mensal de três salários-mínimos, por pessoa;

– Que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular com bolsa integral;

– Portador de alguma deficiência física;

– E, por fim, ser professor da rede público no ensino básico, com concorrência a vagar nos cursos de licenciatura ou normal superior e pedagogia.

É importante ressaltar que os resultados do ProUni são disponibilizados no próprio site do programa ou através do telefone da própria instituição. Inclusive, os candidatos são responsáveis por observar os prazos estabelecidos e o acompanhamento do processo em si.

Depois que você for selecionado (de forma prévia e não concreta ainda), é necessário comparecer na secretaria da faculdade o qual você foi aprovado, com os documentos exigidos a fim de comprovar as informações preenchidas no momento de inscrição.

Após toda a checagem das informações mencionadas, você poderá ter acesso ao Termo de Concessão para assinar e ser inserido no programa.