Clique Vestibular

NOTÍCIAS

Vestibular 2022: primeira fase tem a menor abstenção em oito anos.

Gabarito será divulgado na quarta-feira (10/11).

Na disputa por uma das 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp, 58.425 candidatos fizeram neste domingo, 7 de novembro, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2022. A prova foi aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo e nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. A abstenção geral, de 7,7%, foi a menor registrada pela Unicamp em oito anos, na primeira fase. Em comparação com a edição passada do Vestibular, o índice de ausentes caiu praticamente pela metade, diminuindo de 13,8% para 7,7%. Dos 63.298 inscritos no Vestibular 2022, 4.873 candidatos não compareceram para fazer o exame. Em Campinas, a abstenção foi de 9,4% e em São Paulo de 6,9%. A cidade com menor percentual de ausentes foi Piracicaba (SP), com 4,71%. Os índices por cidade estão disponíveis na página do Vestibular 2022.

A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima quarta-feira (10/11), na página do Vestibular 2022. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 13 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase e as notas de corte. A Comvest está disponibilizando, aos candidatos, um formulário de alteração de dados, até dia 10/11. Os dados que podem ser corrigidos são os seguintes: nome, RG, data de nascimento, telefones, e-mail, ano de conclusão do ensino médio.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, era esperada uma redução da abstenção, mas o índice superou a expectativa. “Aqueles que realizaram a inscrição entenderam a importância de disputar as vagas e devem ter considerado os esforços da Comvest, na simplificação de conteúdos e ampliação do tempo de prova, como gestos de uma universidade atenta ao momento que vivemos”, comentou.

Segunda fase

A segunda fase será realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas de 13 a 15 de janeiro de 2022, em Campinas.

Como foi

A prova da primeira fase foi composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês.

A Unicamp aplicou a prova da primeira fase do Vestibular 2022 nas seguintes cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Gabarito Não Oficial

Confira aqui o gabarito não oficial oferecido por Guia do Estudante/ Anglo

Provas

Provas Q e X
Provas R e W
Provas S e Z
Provas T e Y

Fonte: Comvest Unicamp