Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :19/02/2021
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

É uma profissão que lida com o desenvolvimento de qualquer negócio. Aconselha e atingir metas e faz a gestão do produto no mercado. Ele dirige e orienta os aspectos de promoção e venda de produtos. Na época de Natal, o comércio se aquece e aumenta a concorrência no mercado.

É grande a oferta de produtos disponíveis ao consumidor. Os comerciantes disputam o décimo terceiro dos trabalhadores. É o melhor período para vendas no comércio. Nesse cenário fica mais fácil visualizar as atuações do profissional de marketing ou marketólogo, como ele também é conhecido na atualidade.

Ele planeja a melhor forma de conquistar o consumidor de um determinado produto num mercado altamente competitivo como o atual. Ele é capaz de diagnosticar problemas mercadológicos e apresentar soluções, interpreta as tendências de mercado e as variações culturais e sociais do público-alvo das empresas, visando identificar oportunidades e ameaças.

Ele ainda busca e organiza soluções inteligentes e alternativas para enfrentar a globalização e suas implicações. Outra condição importante é que ele seja empreendedor para ajudar no crescimento da competitividade da empresa onde atua. Esse profissional deve ser capaz de aplicar uma comunicação eficiente que promova retorno eficiente em vendas à empresa, além de buscar a qualidade total em atendimento ao consumidor, em distribuição, em logística, em tecnologia, em parcerias, em produção, dentre outros setores.

Confusão

"Ainda há dúvida por parte das pessoas sobre a atuação do profissional de marketing, que é confundido com o profissional da propaganda", afirma o coordenador do curso de Marketing do Centro Universitário Vila Velha(UVV), Cezar Itaborahy. Ele esclarece que, por definição, a palavra marketing – de origem na língua inglesa – significa atuação no mercado, estudo, conquista de clientes, retenção, diagnóstico e análise das tendências de consumo. O mercado de trabalho do profissional de marketing se abre na medida em que a concorrência nos diversos segmentos vai aumentando. De acordo com Cezar Itaborahy, a diferença é que o curso de Administração tem apenas algumas disciplinas ligadas ao Marketing, enquanto que no curso de Marketing toda a grade curricular foi elaborada contemplando disciplinas inerentes ao tema, sendo que 70% das disciplinas dos quatro anos de curso são diretamente voltadas ao Marketing.

Período de formação

4 anos

Currículo do curso

Português, Economia, Contabilidade,Psicologia, Informática, Administração de Recursos , Administração Financeira e de Sistemas de Informação.

Aptidões para cursar

Dinamismo e interesse em ser atualizado constantemente. Você deve ter a capacidade de projetar o futuro e antecipar tendências de mercado.

Especializações

Como é um Curso oferecido por poucas Faculdades, por vezes, no curso de Administração tem a especialização em Marketing. Outro curso que também trabalha o Marketing é o curso de Publicidade e Propaganda.

Campo de trabalho para o curso de Administração e Marketing

Departamento de Marketing das empresas,clubes, agências de publicidade e empresas.

Vagas e cursos de Administração e Marketing no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Microbiologia e Imunologia
Microbiologia e ImunologiaÉ preciso ter interesse em pesquisas, capacidade de concentração, exatidão, meticulosidade e boa memória.
18/12/2019
Engenharia Agrícola
Engenharia AgrícolaO Engenheiro Agrícola deve ter habilidade numérica , senso de observação e capacidade de organização.
18/12/2019
Engenharia Elétrica
Engenharia ElétricaHabilidade numérica, raciocínio em função dos princípios da Mecânica e da Física, exatidão, meticulosidade e capacidade de abstração.