

Descrição
É uma profissão que lida com o desenvolvimento de qualquer negócio. Aconselha e atingir metas e faz a gestão do produto no mercado. Ele dirige e orienta os aspectos de promoção e venda de produtos. Na época de Natal, o comércio se aquece e aumenta a concorrência no mercado.
É grande a oferta de produtos disponíveis ao consumidor. Os comerciantes disputam o décimo terceiro dos trabalhadores. É o melhor período para vendas no comércio. Nesse cenário fica mais fácil visualizar as atuações do profissional de marketing ou marketólogo, como ele também é conhecido na atualidade.
Ele planeja a melhor forma de conquistar o consumidor de um determinado produto num mercado altamente competitivo como o atual. Ele é capaz de diagnosticar problemas mercadológicos e apresentar soluções, interpreta as tendências de mercado e as variações culturais e sociais do público-alvo das empresas, visando identificar oportunidades e ameaças.
Ele ainda busca e organiza soluções inteligentes e alternativas para enfrentar a globalização e suas implicações. Outra condição importante é que ele seja empreendedor para ajudar no crescimento da competitividade da empresa onde atua. Esse profissional deve ser capaz de aplicar uma comunicação eficiente que promova retorno eficiente em vendas à empresa, além de buscar a qualidade total em atendimento ao consumidor, em distribuição, em logística, em tecnologia, em parcerias, em produção, dentre outros setores.
Confusão
"Ainda há dúvida por parte das pessoas sobre a atuação do profissional de marketing, que é confundido com o profissional da propaganda", afirma o coordenador do curso de Marketing do Centro Universitário Vila Velha(UVV), Cezar Itaborahy. Ele esclarece que, por definição, a palavra marketing – de origem na língua inglesa – significa atuação no mercado, estudo, conquista de clientes, retenção, diagnóstico e análise das tendências de consumo. O mercado de trabalho do profissional de marketing se abre na medida em que a concorrência nos diversos segmentos vai aumentando. De acordo com Cezar Itaborahy, a diferença é que o curso de Administração tem apenas algumas disciplinas ligadas ao Marketing, enquanto que no curso de Marketing toda a grade curricular foi elaborada contemplando disciplinas inerentes ao tema, sendo que 70% das disciplinas dos quatro anos de curso são diretamente voltadas ao Marketing.
Período de formação
4 anos
Currículo do curso
Português, Economia, Contabilidade,Psicologia, Informática, Administração de Recursos , Administração Financeira e de Sistemas de Informação.
Aptidões para cursar
Dinamismo e interesse em ser atualizado constantemente. Você deve ter a capacidade de projetar o futuro e antecipar tendências de mercado.
Especializações
Como é um Curso oferecido por poucas Faculdades, por vezes, no curso de Administração tem a especialização em Marketing. Outro curso que também trabalha o Marketing é o curso de Publicidade e Propaganda.
Campo de trabalho para o curso de Administração e Marketing
Departamento de Marketing das empresas,clubes, agências de publicidade e empresas.
Vagas e cursos de Administração e Marketing no Brasil
Nome | Sigla | Modalidade | Vagas | Enade | CC |
---|---|---|---|---|---|
Nome | Sigla | Modalidade | Vagas | Enade | CC |
VEJA TAMBÉM


