Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :19/02/2021
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

É uma profissão que lida com o desenvolvimento de qualquer negócio. Aconselha e atingir metas e faz a gestão do produto no mercado. Ele dirige e orienta os aspectos de promoção e venda de produtos. Na época de Natal, o comércio se aquece e aumenta a concorrência no mercado.

É grande a oferta de produtos disponíveis ao consumidor. Os comerciantes disputam o décimo terceiro dos trabalhadores. É o melhor período para vendas no comércio. Nesse cenário fica mais fácil visualizar as atuações do profissional de marketing ou marketólogo, como ele também é conhecido na atualidade.

Ele planeja a melhor forma de conquistar o consumidor de um determinado produto num mercado altamente competitivo como o atual. Ele é capaz de diagnosticar problemas mercadológicos e apresentar soluções, interpreta as tendências de mercado e as variações culturais e sociais do público-alvo das empresas, visando identificar oportunidades e ameaças.

Ele ainda busca e organiza soluções inteligentes e alternativas para enfrentar a globalização e suas implicações. Outra condição importante é que ele seja empreendedor para ajudar no crescimento da competitividade da empresa onde atua. Esse profissional deve ser capaz de aplicar uma comunicação eficiente que promova retorno eficiente em vendas à empresa, além de buscar a qualidade total em atendimento ao consumidor, em distribuição, em logística, em tecnologia, em parcerias, em produção, dentre outros setores.

Confusão

"Ainda há dúvida por parte das pessoas sobre a atuação do profissional de marketing, que é confundido com o profissional da propaganda", afirma o coordenador do curso de Marketing do Centro Universitário Vila Velha(UVV), Cezar Itaborahy. Ele esclarece que, por definição, a palavra marketing – de origem na língua inglesa – significa atuação no mercado, estudo, conquista de clientes, retenção, diagnóstico e análise das tendências de consumo. O mercado de trabalho do profissional de marketing se abre na medida em que a concorrência nos diversos segmentos vai aumentando. De acordo com Cezar Itaborahy, a diferença é que o curso de Administração tem apenas algumas disciplinas ligadas ao Marketing, enquanto que no curso de Marketing toda a grade curricular foi elaborada contemplando disciplinas inerentes ao tema, sendo que 70% das disciplinas dos quatro anos de curso são diretamente voltadas ao Marketing.

Período de formação

4 anos

Currículo do curso

Português, Economia, Contabilidade,Psicologia, Informática, Administração de Recursos , Administração Financeira e de Sistemas de Informação.

Aptidões para cursar

Dinamismo e interesse em ser atualizado constantemente. Você deve ter a capacidade de projetar o futuro e antecipar tendências de mercado.

Especializações

Como é um Curso oferecido por poucas Faculdades, por vezes, no curso de Administração tem a especialização em Marketing. Outro curso que também trabalha o Marketing é o curso de Publicidade e Propaganda.

Campo de trabalho para o curso de Administração e Marketing

Departamento de Marketing das empresas,clubes, agências de publicidade e empresas.

Vagas e cursos de Administração e Marketing no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Farmácia e Bioquímica
Farmácia e BioquímicaÉ preciso gostar da área de pesquisa, ter habilidade numérica e atenção concentrada, meticulosidade e boa visão.
18/12/2019
Comunicação em Multimeios
Comunicação em MultimeiosCrítico, criativo, competente. Ele não apenas desempenha as funções instauradas pelas novas tecnologias, mas é capaz de projetá-las recriando, a cada operação, um novo tempo.
18/12/2019
Engenharia Ambiental
Engenharia AmbientalO engenheiro ambiental precisa ter interesse em tudo que diga respeito ao meio ambiente. Deve gostar de atividades ao ar livre, ter atenção concentrada, espírito de observação, se manter atualizado e ser meticuloso.