Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :17/10/2020
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

Um dos cursos que oferece mais oportunidades de atuar é o de Direito, pois que se forma nessa área pode atuar em vários campos, como por exemplo, no setor privado e público, pode também prestar concurso para trabalhar como delegado de polícia, pode também trabalhar como promotor ou até como Juiz. Enfim, esse é um curso muito promissor.

Mas, o que é o Direito?

O Direito é um curso que forma profissionais capacitando-os para aplicar as leis em defesa das pessoas, com as normas jurídicas de uma região ou até mesmo de um país. Mas não é só isso que o Direito oferece, ele abre um leque de opções para quem quer uma carreira promissora, porém, mesmo com todas essas relevâncias, ainda assim existem inúmeras dúvidas sobre a carreira.

Hoje vamos esclarecer alguns pontos do Direito para você que está em dúvida sobre o curso.

1-O que o aluno estuda no curso de Direito?

Ao ingressar no curso de Direito será necessário passar por inúmeras fases. No começo serão ensinadas as disciplinas introdutórias, as básicas, como por exemplo, o Português Jurídico, Sociologia, Ciências Política, Filosofia, Psicologia Política, entre outras matérias.

Depois que passa a primeira etapa, vem o estudo de outras matérias, como Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Penal, entre outras matérias. Você também poderá procurar as instituições de ensino e pegar a grade curricular de Direito e você poderá fazer a escolha, se é essa carreira que você quer seguir.

2- Quanto tempo dura o curso de Direito?

O curso de Direito dura em média 5 anos, isso para ter em mãos o certificado em Bacharel, aqui no nosso país, geralmente o curso é dividido em semestres e o de Direito possui 10 semestres.

Depois que o estudante recebe o seu diploma em Bacharel deverá fazer a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para poder atuar no seu ramo, como advogado. O candidato que não passar nesse exame definido por lei, não poderá atuar como Advogado.

3- Onde pode atuar um Advogado?

Depois que se forma o aluno pode atuar em inúmeras áreas e não somente como Advogado. Existem três áreas onde ele pode atuar, como acadêmica, advocacia e pública.

No caso da carreira de advogado, que é a mais comum, pois auxilia na defesa dos direitos das pessoas. Hoje em dia a demanda dessa profissão é muito grande, por isso é uma carreira promissora.

Na carreira acadêmica o formando poderá dar aulas em faculdades, poderá se pública ou particular, ou poderá também, se desejar se dedicar as pesquisas cientificas dentro de qualquer uma das áreas do Direito.

Na carreira pública a concorrência é muito grande, pois ela oferece grandes salários e estabilidade. Para conseguir uma carreira pública é necessário prestar concurso público, como por exemplo a carreira de promotor público, de exator estadual ou federal, enfim, são muitas opções.

4-Dificuldades que o estudante pode encontrar durante o curso

Uma das maiores dificuldades que o aluno poderá encontrar durante o curso é a grande quantidade de leituras que terá que fazer. Portanto, quem não possui o hábito de ler, precisará se dedicar ainda mais a leitura. Para conseguir se formar o aluno precisa fazer todas as leituras exigidas, que também serão úteis para desenvolver uma escrita perfeita, pois um advogado precisa saber escrever bem.

Além das leituras incansáveis será preciso passar pelo estágio obrigatório, em áreas diferentes que farão com que conheça todas as áreas de atuação da carreira.

5-Como deve se portar o profissional da área de Direito?

O profissional do curso de Direito precisa ter certa postura em sua vida, pois é um profissional visado, pois é necessário que tenha ética, responsabilidade social, ética e bom senso para que ao chegar diversas situações até as suas mãos tenha condições de avaliar com um olhar crítico.

O Advogado deverá trabalhar o quanto for necessário em razão da justiça e da igualdade.

6-Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um profissional de direito é o mais promissor, entre todas as profissões, por isso cada vez mais é necessário ter novos profissionais. Outro ponto positivo é que os salários são altos, mas vai depender da posição que o profissional ocupa.

Os estudantes que já estão na reta final devem procurar escritórios de advocacia, entre outros para já ir buscando uma oportunidade de emprego.

7-Investir em uma especialização é uma boa

Se formar em direito é o sonho de todo estudante dessa área, mas é preciso ir mais além, pois ao fazer uma especialização as chances de obter um bom emprego aumentam mais. Um dos segmentos que mais vem crescendo é a Tecnologia da Informação, outra dica boa é fazer especialização em Direito Ambiental, um nicho de mercado que vem crescendo muito em todo país e fora dele.

Existem outras opções que também são bastante procuradas, como Direitos dos consumidores, Direitos trabalhistas, entre outros, o mais importante é fazer uma especialização para ter uma definição e maior conhecimento de causa.

Período de formação

5 anos

Currículo do curso

Direito Internacional, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Finanças, Medicina Legal.

Aptidões para cursar

É necessário ter gosto por leitura, boa memória, capacidade de reflexão, argumentação e de associação de idéias. Escrever Português corretamente e ser comunicativo.

Especializações

Advocacia Geral, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Trabalhista ou Previdenciário, Direito Penal, Direito Comercial, Direito Administrativo.

Campo de trabalho para o curso de Direito

Assessoria Jurídica em empresas Públicas e Privadas, Ministério Publico Estadual ou Federal, Magistratura.

Vagas e cursos de Direito no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Nutrição
NutriçãoÉ preciso gostar de cozinhar, ter interesse em atividades científicas, capacidade de análise e numérica, além de ser sociável e facilidade em se comunicar.
18/12/2019
Lingüística
LingüísticaÉ preciso ter capacidade de raciocínio, fazer bom uso da linguagem, saber transmitir e interpretar idéias.
18/12/2019
Hotelaria
HotelariaGostar de atrabalhar com o público, em equipe e ter capacidade de gerenciar patrimônio, bens e pessoas.