Curso de Economia

Economista ou Bacharel em Ciências Econômicas

18/12/2019 - Atualizado :17/10/2020
🚀 Postado por: Admin

Descrição do curso de Economia

É o estudo do uso pelo homem dos recursos existentes para a produção de bens e materiais bem como a sua acumulação e distribuição na sociedade. É o profissional que tem a responsabilidade de planejar e executar as ações que visem solucionar problemas de ordem financeira, econômica e administrativa. Acompanha as variações do mercado financeiro, e tudo aquilo que diga respeito à Economia do país para de posse dos dados ter condições de viabilizar projetos comerciais e empresarias. Pode trabalhar em duas áreas distintas: Macroeconomia e Microeconomia. Em questões de amplitude como problemas e atividades econômicas do país, de uma região ou comunidade é a área de Macroeconomia. Já em Microeconomia os estudos são em escala reduzida e estão restritos a uma empresa ou mercado específico. Em tempos de globalização exige-se cada vez mais pesquisa, atualização e agilidade na tomada de decisões.

A carreira

O economista deve saber aliar uma forte formação teórica com a capacidade de análise e investigação. É um profissional de quem se exige alta dose de raciocínio abstrato para a elaboração de planos financeiros, administrativos e econômicos. Sua atuação é diversificada: indústria, bancos, corretoras e comércio internacional, sendo possível trabalhar como profissional liberal Também é possível desenvolver carreira acadêmica em ensino e pesquisa. A concorrência é grande, envolvendo profissionais de outras áreas, como engenheiros e administradores. Esse fato obriga o economista a Ter, além da formação na área de humanas, um sólido conhecimento de matemática e estatística. Isso é essencial para que ele se torne capaz de lidar com questões como os fluxos financeiros de capital e as operações no mercado mundial. Para tanto, é imprescindível que o profissional esteja apto para operar os modernos recursos da informática e Internet.

O mercado

As principais áreas de atuação do profissional estão no planejamento e análise de investimentos e finanças, além de órgãos governamentais. A participação de economistas em altos cargos da vida pública, aliás, trouxe bastante evidência a esta atividade. Mesmo que a ambição do profissional não seja essa, é importante que ele tenha capacidade de liderança, necessária em tarefas de planejamento e administração.
O campo de trabalho para o economista é promissor. Não são raras as empresas que premiam seus profissionais com bônus que muitas vezes superam o valor do salário.

O curso

A duração é de cinco anos. Apresenta ao estudante as principais teorias do pensamento econômico, demonstrando suas relações com as ciências humanas, a realidade brasileira e a internacional. As matérias básicas compreendem assuntos como introdução às ciências sociais, instituições de direito, matemática e contabilidade. As disciplinas de formação profissional são concentradas em temas como microeconomia, macroeconomia, política monetária e economia internacional. A cobrança sobre o aluno é intensa, com um volume expressivo de leituras. Assim, é importante o conhecimento de línguas estrangeiras e informática.
O economista formado deve obter o seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Economia.

Período de formação em Economia

4 ou 5 anos

Currículo do curso de Economia

Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade, Introdução às Ciências Sociais, Introdução à Economia, Instituições de Direito, Contabilidade e Análise de Balanço.

Aptidões para cursar Economia

É preciso habilidade matemática, espírito empreendedor e capacidade de análise e avaliação. E também, deverá ter interesse por questões sociais, organização, objetividade e liderança. Além de conhecimentos de Informática e língua estrangeira.

Especializações

Avaliação de Projetos, Comércio Internacional, Economia Agrícola, Economia Financeira, Economia de Recursos Humanos, Economia do Trabalho, Economia Urbana, Macroeconomia e Teoria Econômica.

Campo de trabalho para o curso de Economia

Órgãos públicos, Empresas privadas, empresas de planejamento, Assessorias, Consultorias, Instituições de Pesquisa e Financeiras, Bancos.

Vagas e cursos de Economia no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA MAIS

Engenheiro de Telecomunicações
18/12/2019
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia de TelecomunicaçõesCom o fortalecimento da área, o Engenheiro de Telecomunicações pode exercer funções ligadas à área de Infra-estrutura como o planejamento, construção e gerenciamento dos sistemas de telecomunicações, e também, na criação e pesquisa de novos equipamentos e produtos para ambientes de comunicações.
0
Engenheiro de Minas
18/12/2019
Engenharia de Minas
Engenharia de MinasMineradoras, Pedreiras, Jazidas, Empresas de Consultoria e Assessoramento, Instituições de Pesquisa.
0
Engenheiro Aeronáutico
18/12/2019
Engenharia Aeronáutica
Engenharia AeronáuticaÓrgãos públicos, indústrias do setor aéreo e Institutos de pesquisa.
0

NOTÍCIAS