Clique Vestibular

GUIA DE PROFISSÕES

ENGENHARIA NAVAL

ENGENHARIA NAVAL

Engenharia Naval: Uma profissão em constante crescimento

A engenharia naval é uma área de atuação que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Com a crescente demanda por transporte marítimo e a exploração de recursos naturais no oceano, os engenheiros navais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção de embarcações e estruturas marítimas.

Essa profissão envolve o projeto, construção, manutenção e reparo de navios, plataformas de petróleo, portos e outras estruturas marítimas. Os engenheiros navais trabalham em estreita colaboração com arquitetos navais, engenheiros mecânicos, elétricos e civis para garantir a segurança e eficiência das embarcações.

Além disso, os engenheiros navais também estão envolvidos no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para reduzir o impacto ambiental das atividades marítimas, como a utilização de fontes de energia renovável e a implementação de sistemas de tratamento de resíduos.

Período de Formação

O curso de engenharia naval tem duração média de cinco anos, divididos em dez semestres. Durante esse período, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de matemática, física, química, mecânica, elétrica, estruturas navais, hidrodinâmica, entre outras disciplinas relacionadas.

Além das disciplinas teóricas, os estudantes também têm a oportunidade de realizar estágios em estaleiros, empresas de navegação e instituições de pesquisa, o que proporciona uma experiência prática e uma visão mais ampla do mercado de trabalho.

Currículo do Curso

  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Mecânica
  • Elétrica
  • Estruturas Navais
  • Hidrodinâmica
  • Termodinâmica
  • Projeto de Navios
  • Manutenção e Reparo de Embarcações
  • Legislação Marítima
  • Gestão de Projetos

Aptidões para Cursar

Para cursar engenharia naval, é importante ter habilidades em matemática, física e química, pois essas disciplinas são a base para o entendimento dos conceitos e cálculos utilizados na área. Além disso, é necessário ter interesse por tecnologia, capacidade de análise e resolução de problemas, habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Também é importante ter uma boa capacidade de visualização espacial, pois os engenheiros navais precisam projetar e visualizar as estruturas e sistemas das embarcações em três dimensões.

Especializações

Após a formação em engenharia naval, os profissionais podem optar por se especializar em áreas específicas, como:

  • Arquitetura Naval: focada no projeto e construção de embarcações
  • Engenharia Oceânica: voltada para o desenvolvimento de tecnologias para exploração dos recursos marinhos
  • Engenharia de Sistemas Marítimos: envolve o projeto e manutenção de sistemas elétricos, eletrônicos e de automação em embarcações
  • Engenharia de Transporte Marítimo: focada na logística e gestão do transporte marítimo

Campo de Trabalho

Os engenheiros navais têm um amplo campo de trabalho, podendo atuar em estaleiros, empresas de navegação, indústria offshore, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e consultorias. Além disso, também podem trabalhar como autônomos, prestando serviços de consultoria e projetos para clientes do setor marítimo.

No Brasil, algumas universidades se destacam na formação de engenheiros navais, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Internacionalmente, a University of Southampton, no Reino Unido, é reconhecida como uma das melhores instituições para o estudo da engenharia naval.

Conclusão

A engenharia naval é uma profissão promissora, com um mercado de trabalho em constante crescimento. Os engenheiros navais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção de embarcações e estruturas marítimas, além de contribuírem para a sustentabilidade e eficiência das atividades marítimas.

Com uma formação sólida e habilidades técnicas e analíticas, os engenheiros navais têm diversas oportunidades de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior. A especialização em áreas específicas também pode abrir portas para novas oportunidades e desafios na carreira.

Se você tem interesse por tecnologia, gosta do mar e busca uma profissão dinâmica e desafiadora, a engenharia naval pode ser a escolha certa para você.

ONDE ESTUDAR

Nome do CursoUniversidadeSiglaCategoria administrativaVagasIDDENADECCCGrau
ENGENHARIA NAVALUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPAPública Federal203454Bacharelado
ENGENHARIA NAVALUNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONASUEAPública Estadual4034-4Bacharelado
ENGENHARIA NAVALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSCPública Federal1003344Bacharelado
ENGENHARIA NAVALUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUFPEPública Federal203353Bacharelado
ENGENHARIA NAVALUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOUSPPública Estadual43----Bacharelado