Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :08/08/2020
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

O Farmacêutico e Farmacêutico Bioquímico estuda os efeitos e as reações que os medicamentos provocam em organismos vivos. Ele pesquisa e prepara:medicamentos, produtos higiênicos e de beleza. Tem um campo de atuação ampla já que analisa e controla produtos industrializados para saber se estão contaminados ou não, verifica se medicamentos estão dentro do prazo de validade, realiza exames e análises laboratoriais. As áreas de Biotecnologia e Cosmetologia estão em constante crescimento, onde o farmacêutico também é requisitado no mercado de trabalho. Estudantes do curso de Farmácia aprendem na prática a lidar com os problemas que terão que enfrentar depois de formados, seja na área de medicamentos ou no controle de alimentos, sob permanente orientação dos professoresA profissão farmacêutica é uma das mais antigas da humanidade. Na antigüidade, o farmacêutico era chamado de físico e exercia também a função de médico. Só a partir da Idade Média é que as duas profissões foram separadas. No Brasil a profissão foi regulamentada pelo decreto 20377 de 8/9/1931. É uma das mais antigas do país.

Áreas de atuação

A farmacêutica é uma profissão de saúde e tecnologia. O farmacêutico atua com exclusividade na área de tecnologia. Além disso, divide com outros profissionais a atuação nas áreas de diagnóstico de análises clínicas e no controle da qualidade de alimentos. Trata-se, portanto, de um profissional vital na vida das pessoas. Na área de medicamentos, o farmacêutico está apto a atuar desde a extração do princípio ativo da natureza – que pode ser de origem animal, vegetal e mineral – na fabricação do medicamento a partir do princípio ativo, no controle da qualidade e da eficácia do medicamento e na sua distribuição para a população, formulando todas as informações necessárias ao uso do medicamento e a outras medidas de proteção à saúde do indivíduo e da coletividade.

Período de formação

4 ou 5 anos

Currículo do curso

Biologia, Física, Química, Complementos de Matemática e Estatística, Físico-química, Botânica, Microbiologia e Imunologia.

Aptidões para cursar

É preciso gostar da área de pesquisa, ter habilidade numérica e atenção concentrada, meticulosidade e boa visão.

Especializações

Farmácia e Bioquímica.

Campo de trabalho para o curso de Farmácia e Bioquímica

Pode atuar em farmácias comerciais, Hospitais ou em serviços de saúde; Indústrias de alimentos, Indústria de cosméticos, Indústrias de produtos higiênicos e em Laboratórios de análises clínicas ou toxicológicas.

Vagas e cursos de Farmácia e Bioquímica no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Engenharia Naval
Engenharia NavalÉ necessária aptidão mecânica e numérica.
18/12/2019
Administração de Recursos Humanos
Administração de Recursos HumanosRecursos para o exercício profissão gerente de RH são inerentes ao lidar com o público, ou seja, liderança e habilidade nas relações interpessoais. Mas o comerciante deve também como serviços burocráticos ter boa matemática e habilidades analíticas.
18/12/2019
Psicologia
PsicologiaÉ necessário que o Psicólogo tenha facilidade de se comunicar, equilíbrio emocional e interesse pelos problemas humanos.