GUIA DE PROFISSÕES

Curso de Medicina

Bacharel em Medicina

18/12/2019 - Atualizado :15/01/2021
🚀 Postado por: Admin

Descrição do curso de Medicina

Hoje em dia um dos cursos mais procurados é o de Medicina por causa de dois fatores, tratar as doenças nos seres humanos e é uma das profissões que possui melhor remuneração. Quem decide fazer o curso de medicina sabe que não é fácil conseguir entrar em uma universidade, pois o número de corte é muito grande. Por isso é importante fazer um cursinho preparatório.

I.O que é a Medicina?

A medicina é o curso que tem como objetivo estudar a saúde dos seres humanos, pesquisar e até curar doenças. Também atua de forma a manter a manutenção e restauração da saúde. O médico tem como função pesquisar as doenças e o que as causam no organismo das pessoas, para mais tarde poder tratar e até curar. No dia a dia a sua função é de também: - Prescrever doses e períodos de uso dos medicamentos - Prescrever regimes alimentares - Solicitar exames - Realizar cirurgias - Atuar em programas de esclarecimento e prevenção de doenças - Realizar diagnósticos É importante salientar que a atuação do médico vai depender da área que se especializou, se em cirurgia, oncologia, doenças do coração, ortopedista, entre outros.

II. Como é o campo de trabalho para o médico?

O médico pode atuar em várias áreas, como por exemplo, em postos de saúde, em hospitais públicos, em pronto-socorro ou trabalhar em clinicas particulares. As opções são inúmeras onde o profissional poderá atuar de acordo com a especialização que se formar. Todos sabem que a taxa de empregabilidade para um médico aqui no Brasil é de 100%, não há médico que não tenha boa remuneração.

III. Quanto tempo dura o curso de medicina?

O curso de medicina é um dos mais procurados, mesmo sabendo que até chegar ao atendimento o estudante tem que percorrer um árduo caminho, onde tudo começa pelo vestibular. Depois que o estudante consegue ingressar no curso, ele estará em um dos cursos mais demorados do Brasil, pois ele precisará estudar por muitos anos, até conseguir estar com o tão sonhado diploma em mãos. Para cumprir o curso de medicina é preciso que o estudante frequente a faculdade durante 6 anos, ou 7.200 horas de curso, no mínimo. Depois de todos esses anos e com essa carga horária o médico formado só pode atuar como clinico geral. Para atuar em outras áreas, como por exemplo, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, entre outros o curso poderá durar uma década, mas no final valerá a pena cada segundo doado ao curso.

IV. Como é o curso de medicina?

Como você já viu o curso de medicina dura em média 6 anos, mas nos primeiros dois anos do curso, será ensinado os fundamentos básicos da Medicina, como patologia, fisiologia e anatomia. Depois desse período as aulas vão se tornando mais específicas onde vão se aprofundando nos sintomas das doenças, nos processos moleculares e celulares, entre muitos outros. O atendimento a pacientes só é permitido após o terceiro ano de medicina. Nos dois últimos anos do curso os alunos começam a fazer o estágio de medicina e por em prática tudo que estudou e podendo andar nos campos da obstetrícia, clínica cirúrgica, ginecologia, pediatria, obstetrícia e atenção primária.

V. Áreas da medicina que você pode escolher

Veja algumas áreas que você pode escolher para se especializar e poder atuar:

Acupuntura: tratamento de medicina tradicional chinesa, com aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo humano.

Acupuntura: tratamento de medicina tradicional chinesa, com aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo humano.

Alergia e imunologia - estuda os mecanismos de defesa do organismo.

Anestesiologia - analisa a dor e a aplicação de medicamentos anestésicos.

Angiologia - trata de doenças do sistema circulatório (artérias e veias).

Cancerologia - estuda o câncer.

Cardiologia - estuda doenças que estejam relacionadas ao coração.

Cirurgia - realiza intervenções manuais ou instrumentais no corpo humano.

Clínica médica - trata problemas relacionados ao organismo no geral.

Coloproctologia - estuda doenças do intestino grosso, reto e ânus.

Dermatologia - trata doenças da pele.

Endocrinologia e metabologia - estuda os distúrbios hormonais e os relacionados ao metabolismo.

Endoscopia - analisa os mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamentos de doenças passíveis de abordagem por cirurgia.

Enfermagem - trabalha no apoio a pacientes que se recuperam de doenças ou cirurgias e atua na prevenção de doenças.

Gastroenterologia - trata o sistema digestivo.

Genética médica - estuda os genes e as doenças genéticas.

Geriatria - trata doenças provocadas pelo envelhecimento.

Ginecologia e obstetrícia - estuda o sistema reprodutor feminino, a gravidez e o parto.

Hematologia e hemoterapia - estuda componentes do sangue, seu uso terapêutico e seus componentes. Homeopatia - prática de clínica geral baseada em medicamentos preparados com substâncias naturais.

Infectologia - trata infecções causadas por vírus, bactérias e fungos.

Mastologia - estuda as glândulas mamárias.

Medicina de família e comunidade - estuda o paciente inserido em contexto familiar e comunitário e as doenças que podem estar correlacionadas.

Medicina do trabalho - estuda a prevenção e o tratamento de doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais.

Medicina de tráfego - estuda a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social dos indivíduos que se deslocam, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade.

Medicina esportiva - estuda a prevenção e o tratamento de distúrbios causados por atividades esportivas. Fornece orientação médica e acompanha equipes e times.

Medicina física e reabilitação - destina-se a restabelecer as funções que foram prejudicadas em decorrência de determinadas doenças, através de diferentes recursos, trabalhando, inclusive, em conjunto com outras especialidades médicas.

Medicina intensiva - cuida de pacientes graves, com recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações.

Medicina legal e perícia médica - trabalha com a realização de autópsias, exames de DNA e de corpo de delito. Oferece também suporte à investigação de crimes.

Medicina nuclear - utiliza materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.

Medicina preventiva e social - atua na prevenção de doenças.

Nefrologia - estuda doenças causadas nos rins.

Neurocirurgia - trata de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de cirurgia.

Neurologia - estuda e trata distúrbios do sistema nervoso. Nutrologia - pesquisa e avalia distúrbios do comportamento alimentar.

Oftalmologia - trata problemas e doenças relacionadas aos olhos.

Ortopedia e traumatologia - atua no tratamento de doenças nos ossos e músculos. Otorrinolaringologia - estuda e trata doenças do ouvido, nariz, boca e garganta.

Patologia - analisa doenças em geral sob determinados aspectos, envolvendo ciência básica e prática clínica.

Patologia clínica/Medicina Laboratorial - área responsável por exames laboratoriais.

Pediatria - estuda e trata o desenvolvimento das crianças.

Pneumologia - estuda e trata doenças causadas nos pulmões.

Psiquiatria - trata transtornos mentais e comportamentais.

Radiologia e diagnóstico por imagem - realiza exames radiológicos e fornece diagnóstico por imagens.

Radioterapia - tratamento realizado por meio de radiação.

Reumatologia - trata doenças relacionadas a cartilagens e articulações.

Urologia - estuda e trata doenças das vias urinárias e do sistema reprodutor masculino. Agora que você já conhece o curso de medicina é só escolher o melhor cursinho para conseguir ingressar em uma universidade, ainda mais que é o curso mais concorrido no Brasil.

Período de formação em Medicina

5 anos

CurrĂ­culo do curso de Medicina

Anatomia, Histiologia, Biologia, CiĂȘncias MorfolĂłgicas, CiĂȘncias FisiolĂłgicas, Patologia, Iniciação ao Exame ClĂ­nico e BioquĂ­mica.

AptidÔes para cursar Medicina

Antes de tudo, para ser Médico é preciso ser apaixonado pela profissão, ter interesse no próximo, ter habilidade social, gostar de estudar e ler muito, e se escolher cirurgia como especialização é preciso ter habilidade manual.

EspecializaçÔes

São mais de 50 especializaçÔes, entre elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cirurgia Plåstica, Cirurgia Cardiovascular, Fisiatria, Genética Clínica, Geriatria, Medicina Sanitåria, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Angiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Urologista, Otorrinolaringologista, Pediatria, Tisiologia, Sexologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Ginecologia, Dermatologia.

Campo de trabalho para o curso de Medicina

Hospitais e ClĂ­nicas pĂșblicos e particulares.

Vagas e cursos de Medicina no Brasil

NomeSiglaModalidadeVagasEnadeCC
NomeSiglaModalidadeVagasEnadeCC

NOTÍCIAS