Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :17/10/2020
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

É a ciência que estuda as características biológicas, físicas, geológicas e químicas dos mares e oceanos. O Oceanógrafo estuda as correntes marinhas, os níveis do mar, pesquisa a vida marinha além do aproveitamento econômico dos recursos marinhos. É o responsável pela coleta de dados em rios , lagunas e estuários para análise em laboratórios.

 A carreira

Não basta gostar de praia, mas esse pode ser um bom começo. Afinal, a Oceanografia é a ciência que investiga e analisa os mais diversos fenômenos relacionados aos mares e correntes fluviais. O que abrange aspectos biológicos, físicos, químicos e geológicos dos sistemas oceânicos e aquáticos. Outro objetivo importante do trabalho do oceanógrafo é o estudo dos efeitos provocados pela intervenção do homem no meio marítimo, visando a um aproveitamento racional e econômico desses recursos. Embora seja uma carreira razoavelmente nova, é possível ao profissional desenvolver atividades em centros de pesquisa oceanográfica, entidades ambientais, companhias pesqueiras, empresas de exploração de petróleo, além do ensino e pesquisa universitários. Ao lado do interesse por assuntos relacionados aos mares, outros requisitos importantes para o oceanógrafo são a capacidade de observação e análise, conhecimento de línguas e espírito de equipe, sem falar na perseverança que uma área nova inevitavelmente exige do profissional.

O mercado

A oceanografia está associada à crescente preocupação internacional com a preservação dos ecossistemas marinhos. Isso mostra a importância do trabalho do oceanógrafo em um país como o Brasil, dono de uma imensa costa litorânea, repleta de riquezas biológicas e minerais. Esse mercado de trabalho, no entanto, ainda é pouco explorado sendo necessário pesquisas de aplicação prática na área.
Mesmo assim, novas oportunidades estão surgindo para o profissional no desenvolvimento de programas de controle de impacto ambiental.

O curso

A duração é de cinco anos. A formação básica do aluno está concentrada no estudo aplicado da física, química, matemática, biologia e geologia.
O curso abrange disciplinas de formação profissional, entre elas, manejo de recursos vivos, dinâmica dos oceanos, tecnologia pesqueira, onda e marés, oceanografia física e aquacultura, entre outros.
O estudo teórico é ainda completado com atividades em navios oceanográficos e pesquisas em campo, realizadas nos últimos semestres.
Depois de formado, o profissional deve registrar-se junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Período de formação

4 anos

Currículo do curso

Física, Química, Fundamentos Geográficos da Oceanografia, Fundamentos da Biologia, Geologia Geral, Meteorologia, Cartografia, Ecologia Marinha, Navegação, Poluição do Mar. UNIVERSIDADES QUE OFERECEM O CURSO: Fundação Universidade Rio Grande - RS Universidade do Vale do Itajaí - SC Univali Universidade Federal do Paraná - PR Universidade Federal do Espírito Santo - ES Universidade do Rio de Janeiro - RJ

Aptidões para cursar

É necessário ter aptidão para pesquisas, memória apurada, capacidade de análise e interesse pela natureza.

Especializações

Oceanografia Biológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química e Oceanografia Geológica.

Campo de trabalho para o curso de Oceanografia

Órgãos governamentais, como secretarias de meio ambiente, Institutos de Pesquisas, e empresas privadas que necessitam de estudos de determinadas regiões marinhas, ONGs (Organizações Não Governamentais).

Vagas e cursos de Oceanografia no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Engenharia Industrial
Engenharia IndustrialExige-se habilidade numérica e capacidade de raciocinar usando os princípios da Física e da Mecânica. Também é pedida exatidão, meticulosidade e interesse pelo trabalho com máquinas e ferramentas.
18/12/2019
Relações Internacionais
Relações InternacionaisRequisito básico saber bem Português e outras línguas estrangeiras.Gostar de leitura, em especial, de temas como: Ciência política, Direito e Economia voltados para a área internacional. Capacidade de observação e de comunicação.
18/12/2019
Engenharia Aeronáutica
Engenharia AeronáuticaÉ preciso habilidade numérica para cálculos, capacidade de raciocínio usando os princípios da Mecânica e Física.