Curso de Serviço Social

Assistente Social

18/12/2019 - Atualizado :17/10/2020
🚀 Postado por: Admin

Descrição do curso de Serviço Social

O profissional de Serviço Social atua para resolver problemas e atender as necessidades da coletividade. Trata de ações que levem o bem-estar para a comunidade agindo para grupos ou indivíduos. O Assistente Social promove a integração de pessoas, coordena trabalhos voluntários, realiza atividades grupais atua junto a líderes comunitários.

A carreira

Trabalhar como assistente social, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que fazer caridade à população.
O profissional da área tem como função colaborar para a solução de problemas de pessoas e grupos sociais desfavorecidos, sempre com a perspectiva de valorização da cidadania. São tarefas que necessitam de uma certa vocação, entre elas, facilidade para se relacionar com pessoas, além de muito empenho. Na área pública, o assistente social trabalha em programas sociais de saúde, atuando em questões que envolvem a criança a família, alcoolismo e drogas.
Já na área privada, o profissional o profissional desenvolve programas de educação, qualidade de vida e recursos humanos para empresas. É comum o assistente social interagir com outros profissionais que tratem de assuntos relacionados a problemas humanos, como psicólogos e médicos.

O mercado

O campo de trabalho é variado. Instituições dos mais diferentes tipos podem solicitar os serviços dos profissional, desde secretarias do bem - estar social (espalhadas em quase todas as prefeituras e Estados do País), passando por empresas comerciais e industriais, até organizações na governamentais (ONGs). Mas o investimento na área ainda está aquém do que necessita a realidade brasileira, devido a desigualdade social. Assim cresce a exigência por dedicação de quem se dispuser a entrar nesse mercado. Também é possível desenvolver trabalhos em pesquisas e ensino em serviço social.

O curso

Em seus quatros anos de duração, procura dar ao aluno uma visão multidisciplinar da realidade. O currículo do curso tem como proposta fazer com que o futuro profissional possa compreender os diferentes fatores sociais, culturais e naturais que estão ligados a determinada cidade ou região. Entre as disciplinas estão matérias como sociologia, história, geografia geral e do Brasil, planejamento do turismo, noções de direito e técnica publicitária. No ultimo ano do curso, o estudante deve realizar um estágio de quatro meses em entidades de turismo.

Período de formação em Serviço Social

4 anos

Currículo do curso de Serviço Social

Psicologia, Legislação Social, Economia, Filosofia, Administração, Pesquisa em Serviço Social e Política Social.

Aptidões para cursar Serviço Social

É preciso gostar e saber se relacionar com pessoas, ter sentimento comunitário além de ter capacidade de argumentar e transmitir idéias.

Especializações

Trabalho e Previdência Social, Saúde e Problemas Infanto-Juvenis.

Campo de trabalho para o curso de Serviço Social

Órgão Públicos, ONG’s, Hospitais, Institutos de Pesquisa, Empresas Privadas.

Vagas e cursos de Serviço Social no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA MAIS

Bacharel em Ciências Imobiliárias
18/12/2019
Ciências Imobiliárias
Ciências ImobiliáriasÓrgãos Públicos e Privados, Escritórios, Assessorias, Consultorias e Bancos.
0
Comunicador em Multimeios
18/12/2019
Comunicação em Multimeios
Comunicação em MultimeiosO profissional com esse perfil estará sendo cada vez mais requisitado, não apenas pelos veículos convencionais de comunicação, mas também por todas as organizações, empresariais, educacionais, governamentais e não-governamentais. Será o agente indispensável para a programação, para o design, para a
0

NOTÍCIAS