Guia de Profissões
18/12/2019 - Atualizado :15/10/2020
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Descrição

Este profissional trata das pessoas que têem ou estejam com dificuldades de adaptação social, problemas mentais, emocionais e ou problemas físicos. Através de exercícios físicos, jogos pedagógicos e lúdicos desenvolve exercícios físicos que auxiliem no tratamento. Desenvolve atividades sensoriais.

A carreira

Arte, teatro, música, e dança. São muitos os recursos que o terapeuta ocupacional utiliza em sua atividade, com objetivo de colaborar na recuperação e reintegração de pessoas acometidas de limitações físicas, mentais ou sociais. A finalidade de seu trabalho é procurar dar um sentido á vida de indivíduos que, muitas vezes, se encontram excluídos de direitos básicos de cidadania. De acordo com o caso, o paciente é incentivado a desenvolver tarefas variadas, por meio das quais vai estabelecendo um contato proveitoso com o meio que o cerca. Isso irá fazer com que acabe entrando em contato consigo mesmo, tornando-se capaz de estabelecer novas relações em seu cotidiano. O campo de atuação do terapeuta ocupacional é variado, abrangendo hospitais, centro de reabilitação, escolas especiais, asilos, presídios, creches e empresas, além de institutos de pesquisa. Dada a natureza da atividade, é essencial que o profissional tenha disposição e facilidade para lidar com pessoas.

O mercado

Num País que ainda apresenta grandes distorções sociais, a função do terapeuta ocupacional é de grande responsabilidade. Muito mais do que prestar um simples auxílio, sua atividade é voltada à conquista da cidadania.
Inúmeras instituições e centros de saúde têm a necessidade de seus serviços.
É preciso no entanto estar preparado para lidar com as inúmeras dificuldades que esse mercado apresenta, principalmente a falta de recursos. Ou seja, além do estudo, do entusiasmo é imprescindível para que o profissional atinja resultados gratificantes.

O curso

A duração do curso de Terapia Ocupacional é de quatro anos. É oferecida uma formação ampla, que compreende matéria de ciências humanas e biológicas.
Entre as disciplinas do curso, encontram-se sociologia, antropologia, introdução à saúde, metodologia de pesquisa científica, patologia, ciências morfológicas e fisiológicas. O aluno também deve realizar estágio supervisionado na área.
Quando formado deve obter seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CRFTO). Também existe o curso de terapeuta holístico

Período de formação

4 ANOS

Currículo do curso

Fundamentos de Sociologia, Fisiologia.

Aptidões para cursar

É preciso ter sensibilidade, paciência, equilíbrio emocional, habilidade para lidar com pessoas e criatividade.

Especializações

Organizacional, Geriatria, Saúde Pública , Psiquiatria, Recuperação Física e Educacional.

Campo de trabalho para o curso de Terapia Ocupacional

Clínicas, Asilos, Hospitais,Penitenciárias e Centros de Saúde.

Vagas e cursos de Terapia Ocupacional no Brasil

Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC
Nome Sigla Modalidade Vagas Enade CC

VEJA TAMBÉM

18/12/2019
Engenharia de Pesca
Engenharia de PescaÉ preciso gostar de trabalhar junto à natureza, gostar de pesquisa , há necessidade de ter habilidade numérica e atenção concentrada.
18/12/2019
Ciências Imobiliárias
Ciências ImobiliáriasÉ fundamental ter interesse na área de vendas, é preciso ter base matemática e boa capacidade de comunicação.
18/12/2019
Estatística
EstatísticaÉ necessário que o Estatístico tenha capacidade de análise e interpretação de dados. São requisitos fundamentais: Base matemática, raciocínio abstrato, interesse por pesquisas, além de exatidão e atenção concentrada.