Clique Vestibular

GUIA DE PROFISSÕES

ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA

ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA

Engenharia Industrial Elétrica: Uma profissão em ascensão

A Engenharia Industrial Elétrica é uma área de atuação que combina conhecimentos de engenharia elétrica e engenharia industrial, com o objetivo de otimizar processos produtivos e garantir a eficiência energética em indústrias e empresas. Essa profissão está em alta no mercado de trabalho, devido à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com a automação industrial e a gestão de energia.

Para se tornar um engenheiro industrial elétrico, é necessário ter uma formação sólida em engenharia elétrica, com conhecimentos em eletrônica, sistemas de controle, automação e energia. Além disso, é importante ter habilidades em gestão de projetos, análise de processos e tomada de decisões estratégicas.

O engenheiro industrial elétrico atua em diversas áreas, como indústrias de manufatura, empresas de energia, automação industrial, consultorias e órgãos governamentais. Sua principal função é projetar, implementar e gerenciar sistemas elétricos e eletrônicos, buscando sempre a eficiência energética e a redução de custos.

Período de Formação

O período médio de formação na área de Engenharia Industrial Elétrica é de cinco anos. Durante esse período, o estudante irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre eletricidade, eletrônica, sistemas de controle, automação industrial, gestão de projetos e energia.

Além das disciplinas teóricas, o estudante também terá a oportunidade de realizar estágios em empresas do setor, o que proporcionará uma experiência prática e o contato com as demandas reais da profissão.

Currículo do Curso

  • Matemática aplicada à engenharia
  • Física
  • Química
  • Eletricidade e magnetismo
  • Circuitos elétricos
  • Eletrônica
  • Sistemas de controle
  • Automação industrial
  • Gestão de projetos
  • Energia
  • Qualidade e produtividade

Aptidões para Cursar

Para cursar Engenharia Industrial Elétrica, é necessário ter habilidades em matemática, física e química, uma vez que essas disciplinas são fundamentais para o entendimento dos conceitos básicos da engenharia elétrica.

Além disso, é importante ter habilidades analíticas, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e habilidades de comunicação. O engenheiro industrial elétrico precisa ser capaz de trabalhar em equipe, liderar projetos e tomar decisões estratégicas.

Especializações

Após a formação em Engenharia Industrial Elétrica, é possível se especializar em diversas áreas, de acordo com os interesses e aptidões do profissional. Algumas especializações comuns são:

  • Energias renováveis
  • Sistemas de automação
  • Gestão da qualidade
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de manutenção

Campo de Trabalho

O campo de trabalho para o engenheiro industrial elétrico é amplo e diversificado. Ele pode atuar em indústrias de diversos setores, como automobilístico, petroquímico, siderúrgico, alimentício, entre outros.

Também há oportunidades em empresas de energia, consultorias especializadas em eficiência energética, órgãos governamentais responsáveis pela regulamentação do setor elétrico e empresas de automação industrial.

Referências

No Brasil, algumas universidades se destacam na área de Engenharia Industrial Elétrica, como:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Além disso, a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, é uma referência internacional nessa área.

Conclusão

A Engenharia Industrial Elétrica é uma profissão em ascensão, com grande demanda no mercado de trabalho. Os profissionais dessa área são responsáveis por otimizar processos produtivos, garantir a eficiência energética e reduzir custos nas indústrias e empresas.

Para se tornar um engenheiro industrial elétrico, é necessário ter uma formação sólida em engenharia elétrica, com conhecimentos em eletrônica, sistemas de controle, automação e energia. Além disso, é importante ter habilidades em gestão de projetos, análise de processos e tomada de decisões estratégicas.

O campo de trabalho para o engenheiro industrial elétrico é amplo e diversificado, com oportunidades em indústrias, empresas de energia, consultorias e órgãos governamentais. A especialização também é uma opção para quem deseja se aprofundar em áreas específicas, como energias renováveis e automação industrial.

Portanto, a Engenharia Industrial Elétrica é uma carreira promissora, que oferece boas oportunidades de crescimento profissional e salários atrativos. Se você tem interesse por tecnologia, gestão e eficiência energética, essa pode ser a profissão ideal para você.

ONDE ESTUDAR

Nome do CursoUniversidadeSiglaCategoria administrativaVagasIDDENADECCCGrau
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃOIFMAPública Federal403333Bacharelado
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIAIFBAPública Federal604444Bacharelado