Clique Vestibular

GUIA DE PROFISSÕES

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE

Descrição

O Secretariado Executivo Trilíngue é uma profissão que tem como objetivo auxiliar executivos e empresas em suas atividades administrativas e de comunicação. O profissional dessa área é responsável por organizar agendas, marcar reuniões, redigir documentos, atender telefonemas, receber visitantes, entre outras tarefas relacionadas à rotina de trabalho de um executivo. Além disso, o secretário executivo trilíngue também é fluente em pelo menos três idiomas, o que o torna capaz de lidar com clientes e parceiros internacionais.

Para exercer a profissão de Secretariado Executivo Trilíngue, é necessário ter habilidades de comunicação, organização, planejamento e relacionamento interpessoal. O profissional deve ser capaz de lidar com situações de pressão e tomar decisões rápidas e assertivas. Além disso, é fundamental ter conhecimentos em informática e estar atualizado com as novas tecnologias e ferramentas de comunicação.

Período de Formação

O período médio de formação na área de Secretariado Executivo Trilíngue varia de acordo com a instituição de ensino e o tipo de curso escolhido. Em geral, os cursos de graduação têm duração de 4 anos, enquanto os cursos técnicos podem ser concluídos em 2 anos. Além disso, existem também cursos de pós-graduação e especialização que podem ser realizados após a formação inicial.

Currículo do Curso

O currículo do curso de Secretariado Executivo Trilíngue abrange uma variedade de disciplinas que visam preparar o estudante para as demandas da profissão. Alguns dos principais tópicos abordados durante o curso incluem:

– Comunicação empresarial
– Gestão de projetos
– Organização e administração de escritórios
– Relações internacionais
– Técnicas de secretariado
– Línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, por exemplo)
– Tecnologias de informação e comunicação

Aptidões para Cursar

Para cursar Secretariado Executivo Trilíngue, é importante ter algumas habilidades específicas. O estudante deve ter facilidade de comunicação, tanto oral quanto escrita, em pelo menos três idiomas. Além disso, é necessário ter habilidades de organização, planejamento e gestão do tempo. O profissional também deve ser proativo, ter boa capacidade de relacionamento interpessoal e ser capaz de lidar com situações de pressão.

Especializações

Após a formação inicial em Secretariado Executivo Trilíngue, o profissional pode optar por se especializar em áreas específicas. Algumas das especializações comuns nessa área incluem:

– Secretariado executivo para áreas específicas, como saúde, jurídico, financeiro, entre outros.
– Gestão de eventos e viagens corporativas.
– Assessoria de imprensa e comunicação empresarial.
– Relações internacionais e comércio exterior.

Campo de Trabalho

O campo de trabalho para o profissional de Secretariado Executivo Trilíngue é amplo e oferece diversas oportunidades profissionais. O secretário executivo trilíngue pode atuar em empresas de diversos setores, como indústria, comércio, serviços, entre outros. Além disso, também pode trabalhar em órgãos públicos, instituições de ensino, organizações não governamentais e em empresas multinacionais.

Algumas das principais funções desempenhadas pelo secretário executivo trilíngue incluem:

– Organização de agendas e compromissos.
– Redação e tradução de documentos.
– Atendimento telefônico e recepção de visitantes.
– Planejamento e organização de viagens.
– Participação em reuniões e eventos corporativos.

Referências

Algumas universidades nacionais que se destacam na área de Secretariado Executivo Trilíngue são:

– Universidade de São Paulo (USP)
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
– Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Além disso, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, também é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus cursos na área de Secretariado Executivo Trilíngue.

Em resumo, o Secretariado Executivo Trilíngue é uma profissão que exige habilidades de comunicação, organização e relacionamento interpessoal. O profissional dessa área tem a oportunidade de atuar em diversos setores e empresas, auxiliando executivos e contribuindo para o bom funcionamento das atividades administrativas e de comunicação. A formação na área pode ser realizada em cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação, oferecidos por universidades nacionais e internacionais.

ONDE ESTUDAR

Nome do CursoUniversidadeSiglaCategoria administrativaVagasIDDENADECCCGrau
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUECentro Universitário Metropolitano de MaringáUNIFAMMAPrivada com fins lucrativos1503243Bacharelado
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUEUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁUNIOESTEPública Estadual4033-4Bacharelado
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUEUNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUEMPública Estadual4045-4Bacharelado
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUEUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁUEPAPública Estadual4035-3Bacharelado
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUECENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDASFMUPrivada sem fins lucrativos2503343Bacharelado