Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

As brigas Políticas entre os fanáticos de direita e esquerda

A Internet está insuportável As brigas Políticas entre os fanáticos de direita e esquerda

O que é Clivagem de Objeto?

CAMINHO PARA O Extremismo

Nem uso o termo “extremismo patológico” porque é um pleonasmo. Seria o mesmo que dizer “Sarampo Patológico”.

Clivagem de Objeto. Sei que o nome soa estranho, vou explicar. É um mecanismo de defesa do ego, primitivo, com formato paranóide, gerador de neurose, onde um objeto (i.e aquilo que a pessoa investiu libido, desejo, atenção) é dividido em duas partes, uma boa e outra má. Se estabelece uma paranóia e um maniqueísmo, onde o mesmo objeto é bom (seio bom) e mau (seio mau). Nesta paranóia, o que é bom precisa anular aquilo que é considerado mau. Ou seja, o que é bom para mim automaticamente é único e não aceito nada que me faça refletir a respeito. 

Este mecanismo de defesa serve como descarga de alívio de angústia, de frustrações diversas, e possibilita interpretação simples, dá respostas rápidas para conflitos, pois na dúvida repousa a angústia. E na angústia muitas vezes repousa a curiosidade para o saber. Não há dúvidas, apenas certezas. O objeto amado precisa ser salvo, precisa ser idolatrado, precisa ser adorado ou será destruído. A paranóia possibilita o afastamento da realidade objetiva, substituindo pela realidade subjetiva. Isso é muito mais comum do que imaginamos, inclusive em diversas religiões onde ensinam que sua vida até hoje foi uma ” destruição” porquê você não conhecia a Igreja a, ou a ReligiãoB, mas agora se você fizer tudo direitinho como manda a cartilha, sua vida se transformará. E claro, na cartilha está ensinando que se alguém disser pra você que não é bem assim, essa pessoa é amaldiçoada e não quer a sua felicidade. 

Então, façamos um exercício com base em um objeto que é amado de forma comum: O Brasil, o nosso país.

Sabemos a realidade, as dificuldades, os desafios e a insegurança em relação ao futuro. O Brasil é formado por pessoas, o coletivo decide o futuro da nação, elege seus representantes. Esse representante , quando candidato, prometeu Costurar Relacionamentos e trabalhar em Prol do País. 

Até aí, nada novo. Existem idéias e opiniões, debates, ideologias, propostas. Dentro de um nível saudável, é absolutamente normal haver diferenças, porém elas não anulam o olhar para o outro, nem as suas necessidades, e nem o debate toma todo o tempo e se torna “razão de ser” da pessoa, uma obsessão.

Quando ocorre a “Clivagem de Objeto” então vem a divisão deste e a paranóia. O sujeito divide o País em dois: Existem os bons e os maus, divide em Patriotas e Comunistas, em Bolsonaristas e Petistas (como se houvessem apenas dois lados), em honestos e desonestos. Se elege um inimigo, um adversário, tal qual havia na religião maniqueísta, que representa o sumo mau. Este adversário é satanizado. O resultado é que satanização faz o outro satanizar quem sataniza. Todos viram Satã ou Cristo. O resultado é o discurso contraditório, do tipo “Brasil: Ame ou deixe-o” (contradição: Quem ama não deixa) ou, por exemplo, relacionamento obsessivo onde o homem mata a mulher e diz que matou por amor (quem ama não mata).

E quando você está debatendo sobre o erro da Direita e da Esquerda?

Ah…  se você debater com inteligência apontando os erros e as manipulações de Direita e Esquerda sabe do que você é chamado?  ” Isentão”.

Isso mesmo, como o descontentamento ao Presidente vem crescendo bastante, e boa parte desse descontentamento são de pessoas decentes, inteligentes, que debatem com números e dados, aí os de Extrema Direita te chamam de ” Isentão”, ” Em cima do Muro”, e aí você passa a ser detestado pela Direita e também pela Esquerda.

O que vimos nos EUA, na invasão do Capitólio, é um bom exemplo: Desde quando um sujeito que se diz patriota invade o Capitólio, algo que para muitos Norte Americanos, é sagrado? Quando o sujeito divide a nação em duas, na sua mente, e ele se vê do lado bom e seu líder será julgado pelo Congresso, logo todo o Congresso é mau. Julgam  fazer o melhor para o país e salvar a pátria do desastre, invadem o Capitólio – fazendo algo anti patriótico e dizendo ser patriotismo.

Não é para ser assim, mas está sendo. O pior, é que as lideranças políticas tem papel fundamental no sintoma, pois sendo paranóides e obsessivos, replicam o sintoma deles em seus mais fervorosos seguidores, quase gerando uma “seita”.

Líderes covardes que sempre dão às costas.

Vejam só o que o Trump fez com tudo isso. Ele inflamou os seus seguidores mais fanáticos e agora os repudia, dizendo que eles tem que se ver com a Justiça e dá as costas para tudo isso. Não é nada diferente do que estamos vendo aqui no Brasil onde um Presidente colocou toda a culpa nas costas de um Ex Ministro da Defesa, que foi um brilhante Juiz onde conseguiu colocar boa parte dos Bandidos Políticos na Cadeia.  O Presidente falou que ficou chateado por conta do Ex Ministro da Defesa Sérgio Moro não cogitar colocar o Exército nas ruas de São Paulo para proibir o fechamento do comércio a mando do Governador João Dória.

Mas agora veio um Segundo Lockdown em São Paulo e também não vemos o Novo Ministro da Justiça, o ” Terrivelmente Evangélico” cogitar o Exército nas ruas para proibir novamente o fechamento dos comércios.  Então a culpa será do novo Ministro novamente ?  Se eu tenho uma Empresa e ela está mal das pernas a culpa é toda dos meus funcionários incompetentes e nenhuma parcela da culpa é minha ?  É sério isso ?

Não estou aqui querendo dizer que acho certo o Exército nas ruas brigando com a Polícia. Pelo amor de Deus. 

Resumindo: Maniqueísmo, paranóia, lógica padronizada, dualista, não existe meio termo. Discurso contraditório, obsessão e afastamento da realidade. Observem perfis onde o sujeito fala só de política, só cópia e cola Fake News, gasta enorme energia nisto, vive em função disto, faz disto uma cruzada. Deixou a vida de lado, as vezes a família de lado, não conversa com filho, com pai, faz amigos se afastarem e se afasta de amigos. Sozinho, busca alento em seus iguais. Busca força no grupo que compõe a mesma massa pensante.

Deixo claro: Estou falando de uma MINORIA, e nesta minoria também incluo a Extrema ESQUERDA. É O EXTREMISMO NAS DUAS PONTAS, LIMÍTROFE.

Na foto, como se apresenta a rede social de quem está neste estágio, que chamamos de “limítrofe”. São páginas e páginas com mais do mesmo.

Texto enviado por Ellegancy Costuras, 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Cliquevestibular.