Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Lipídios

Aprende sobre os Lipídios

Definição
Os lipídios são substâncias orgânicas largamente encontradas na matéria viva. Quantitativamente, só perdem para a água e para as proteínas. Representam a segunda fonte de energia para o consumo da célula, depois dos glicídios. Na verdade, os lipídios fornecem mais calorias por grama do que os glicídios, mas a célula “prefere” metabolizar estes últimos, por serem mais facilmente oxidados.

Características

* São insolúveis na água e solúveis nos solventes orgânicos como álcool, éter, clorofórmio e benzeno

* São ésteres, resultantes da combinação de ácidos graxos com álcoois

* São untuosos ao tato

* Apresentam alto teor energético

Classificação

1- LIPÍDIOS SIMPLES: glicerídeos e cerídeos
2- LIPÍDIOS COMPLEXOS: fosfolipídios
3- TERPENÓIDES: esteróides e carotenóides

LIPÍDIOS SIMPLES
São sempre originados da reação entre um álcool e ácidos graxos. Compreendem os glicerídeos e os cerídeos.

a)Glicerídeos:
São formados pela união de ácidos graxos com o álcool glicerol. Estão representados pelos óleos e pelas gorduras. As gorduras mostram-se sólidas à temperatura ambiente e são encontradas, predominantemente, nos animais. Os óleos são líquidos à temperatura ambiente, sendo encontrados, predominantemente, nos vegetais.

Importância
Os glicerídeos têm como função básica a reserva energética

– Na aves e nos mamíferos, as gorduras são armazenadas principalmente sob a pele, formando o tecido adiposo, que age como isolante mecânico e isolante térmico, reduzindo as perdas de calor para o meio ambiente. Por isso, este tecido é bem desenvolvido em animais adaptados a climas frios, como o urso polar, a raposa-do-ártico, baleias, etc.

b) Cerídeos:

São formados pela união de ácidos graxos com álcool de cadeia mais longa que o glicerol. São produzidos tanto por animais como por vegetais, sendo genericamente chamados de ceras.

*Importância:
– Ceras vegetais: encontradas na superfície das folhas (como a cera de carnaúba) e de frutas (como a manga), impermeabilizando-as, visando impedir a perda excessiva da água para o meio.

– Cera de abelha: é a base da construção das colméias.

  • Cerume (cera de ouvido): proteção contra a proliferação de microorganismos.

Na formação de um lipídio composto, além dos ácidos graxos e do álcool, participa uma substância adicional, como o fósforo no caso, por exemplo, dos fosfolipídios.

Nota: Os fosfolipídios participam da constituição das membranas celulares.

Lipídios complexos  ou compostos

TERPENÓIDES
Os terpenóides constituem um grupo grande e importante de lipídios que derivam de um hidrocarboneto (composto formado apenas de carbono e hidrogênio) denominado isopreno.

Entre os terpenóides mais importantes sob o ponto de vista biológico, estão os esteróides e os carotenóides.

Esteróides
Os esteróides formam um grupo bem diferente dos outros lipídios na estrutura química, fato que leva alguns autores a considerá-los um grupo à parte dos lipídios.

Têm estrutura química bastante diferente do resto dos lipídios, São todos semelhantes à molécula de colesterol, da qual derivam. Funcionam como hormônios importantes no metabolismo animal.

São exemplos de esteróides:
– sais biliares
– hormônios sexuais
– pró-vitamina D
– corticóides ou corticosteróides

Notas:
– O colesterol é um componente das membranas celulares juntamente com os fosfolipídios e as proteínas e dá origem a hormônios com os do córtex das glândulas supra-renais e os sexuais. Trata-se, portanto, de uma substância muito útil, mas quando aparece em taxas altas nos animais vertebrados, pode trazer más consequências. Uma delas é a deposição de seus derivaso nas paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os mais estreitos e dificultando a passagem do sangue (arteriosclerose).

– Os sais biliares são muito importantes na emulsificação dos óleos e gorduras, no tubo digestivo.

– Os corticóides produzidos pelas adrenais são muito utilizados como anti-alérgicos e anti-inflamatórios.

 

CAROTENÓIDES
São pigmentos vegetais, em geral encontrados associados à clorofila.

* São estes compostos que dão a coloração amarela, alaranjada ou avermelhada a certos órgãos vegetais onde são armazenados.

* São encontrados nos animais (ex: nas carapaças dos camarões e caranguejos) e, também, nos vegetais, onde possuem, importante papel na fotossíntese, se bem que indiretamente.

* Muitos animais conseguem converter os carotenóides ingeridos em moléculas de vitamina A ou retinol, importantes para uma boa visão.