Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Marxismo

É o conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais elaborado a partir do escritos dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels

É o conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais elaborado a partir do escritos dos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Origem do marxismo

Marx e Engels perceberam que o trabalho é o conceito chave da sociedade;

Toda humanidade passaria pela tensão entre os donos dos meios de produção e quem apenas poderia realizar a tarefa;

Assim, para a teoria marxista a luta de classes seria “o motor da história”.

A produção dos bens materiais seria o fator condicionante da vida social, intelectual e política;

Marx e Engls refletiram sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades, como a propriedade privada , a família, o governo, a igreja. Etc.

Por outro lado, o “socialismo utópico” já teorizava sobre os meios capazes de solucionar a diferença entre os membros do proletariado entre os membros do proletariado e da classe burguesa dominante.

Suas ideias inspiravam várias correntes de pensamento que desejavam mudar as estruturas capitalistas como o anarquismo, o socialismo e o comunismo, entre outros.

Portanto, para os marxistas, é necessário atrelar o pensamento à prática revolucionária, unindo o conceito à práxis para transformar o mundo.

Principais correntes marxistas

As principais correntes do marxismo foram a social democracia, presente nos países ocidentais até os dias atuais, e o bolchevismo, extinto com a queda da URSS.

Ademais, a obra basiliar do marxismo é “O Capital”, publicado em 1867. Como Marx falece em 1883, os volumes de 1885 e 1894, foram editadas por Engls, a partir dos manuscritos de Marx.

Esta obra permanece como leitura básica e ainda é influente nos campos da filosofia.

Influências do marxismo

O marxismo inspirou diversas revoluções como a de bolchevique de Vladimir Lenin e Leon Trotsky, na Rússia em 1917.

Desenvolvida em quatro níveis fundamentais, a teoria marxista se agrupa nos níveis filosófico, econômico, político e sociológico, segunda a ideia de “transformação pertinente”.

O ser humano e a sociedade só podem ser compreendidos através das forças que produzem e reproduzem as condições materias básicas para a sobrevivência.

Sendo assim, o marxismo foi gestado a partir de três condições, que foram: o idealismo alemão (Hegel), economia-política (Adam Smith), teoria da política.

Mais-valia e alienação

Mais-valia

Refere-se ao trabalhador, o qual produz mais do que foi calculado, criando um valor muito superior ao que lhe é restituído na forma de salário.

Assim, este trabalho excedente não é pago ao trabalhador. Este valor, segundo a visão marxista, será utilizado pelo capitalista para aumentar ainda mais o seu capital, assim como o estado de dominação sobre o trabalhador.

Enfim, “mais valia” é a diferença entre o que o operário recebe (salário) e o que produziu efetivamente.

Alienação

Por outro lado, a “alienação” ocorre quando o produtor não se reconhece no que produz, fazendo o produto surgir enquanto algo separado do produtor.

Materialismo Histórico e Dialético

O materialismo histórico é um modo para compreender as sociedades humanas a partir da forma pela qual os bens materiais são produzidos e distribuídos entre os seus integrantes. Este conceito deu origem à teoria dos “Modos de Produção”: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista e Comunista.

Por outro lado, o materialismo dialético seria, basicamente, a luta de classes, a contradição entre os interesses de dominantes e dominados a qual gera as transformações históricas.

A superação definitiva de um sistema por outro, seria fruto das lutas de uma sociedade divididas em classes. Nela, os trabalhadores conduzem o processo revolucionário no qual tomam o controle do Estado, como no caso da Revolução Francesa, quando a burguesia vence a nobreza e toma seu lugar.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS