Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações econômicas

Mobilidade Urbana

Por Felipe Eller

Mobilidade Urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas entre todos. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos de massa e carros fazem parte das soluções de mobilidade urbana.

No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”. A ideia, então, é tornar esse movimento fluido e prático. Por isso o movimento crescente das novas alternativas sustentáveis. Hoje a maioria das cidades brasileiras contam com ciclovias que ajudam na fluidez do trânsito e ainda reduzem a emissão dos gases estufa ao meio ambiente. 

No Estado de São Paulo já está em prática o rodízio de veículos através dos números da placa do automóvel e outros modelos sustentáveis a serem seguidos pelos demais municípios do país, como por exemplo a Carona solidário, o aluguel de equipamentos de locomoção (patinete) e a própria conscientização da população.