Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Modelos atômicos

Um pequeno resumo sobre Modelos atômicos

1 – Dalton

O modelo atômico de Dalton foi o 1º comprovado, também conhecido como Bola de Bilhar, ele acreditava que os átomos eram esferas maciças, indestrutíveis e eram a menor parte da matéria. 

 

2 – J. J. Thomsom

Thomsom foi o descobridor dos elétrons, através do experimento de raios catódicos ele percebeu que os átomos possuem passa e se propagam em linha tinha, deslocando do ponto negativo para o positivo. Em seu modelo, o átomo era formado por massa positiva com cargas negativas uniformemente distribuídas, sendo conhecido popularmente como pudim de passas.
 

3 – Rutherford

Através do experimento de bombardeamento de partículas alfa (+) em lâminas de ouro, com isso ele percebeu que a maior parte da radiação não sofria alteração e muito pouca radiação sofria desvios na trajetória, sendo assim os átomos são 90% vazio, possuem um núcleo positivo e é rodeado por uma eletrosfera. Propôs o sistema planetário, com prótons e nêutrons no núcleo (com a maior parte da massa concentrada nele) e com elétrons (rodeando o núcleo) na eletrosfera.
 

4 – Bohr

O átomo de Bohr consiste em uma “correção” do Átomo de Rutherford. Bohr realizou diversos experimentos que mostravam as falhas presentes no modelo atômico de Rutherford, por exemplo, caso o modelo proposto por Rutherford estivesse correto, ao serem acelerados, os elétrons emitiriam ondas eletromagnéticas. Na sequência, essas partículas perderiam energia e, consequentemente, colidiriam com o núcleo atômico. Bohr percebeu que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava por ele, isso se explica pelo fato de que átomos absorvem a energia e a liberam em forma de fótons. Com isso, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Essa energia quantizada foi (depois) chamada de níveis de energia. Os átomos são divididos em camadas ao redor do núcleo.