Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Renascimento

O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma que abrigou os fugitivos da que
O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma que abrigou os fugitivos da queda do Império Bizantino. A burguesia se fortalecia, principalmente vinculada ao ramo dos tecidos. Ela se tornou influente na política e na economia e se vincularam com artistas junto a pessoas da nobreza e clero.
 
O Renascimento foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico italiano, entre os séculos XV e XVII.

Principais características

Os artistas da época valorizavam a cultura greco-romana. Pensavam que, na Antiguidade, os artistas possuíam uma visão completa da natureza e do homem. Por isso, as qualidades mais valorizadas no ser humano na época eram a inteligência, o conhecimento e os dons artísticos.
 
 
As maiores características do renascimento se pautavam em quatro pontos principais:
 

Racionalismo: 

crença que razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência.

Experimentalismo:

todo conhecimento e teoria deveriam ser demonstradas através da experiência científica.

Individualismo:

parte do princípio que o homem deve conhecer a si próprio, sua personalidade e talentos. Atrelado ao humanismo.

Antropocentrismo:

Também atrelado ao Humanismo, colocava o homem como o centro das reflexões e do universo.

Humanismo

Foi um movimento responsável por centrar o homem e a natureza humana nas reflexões dos pensadores, uma vez que ele era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.
 
Foi responsável por uma reforma no ensino das universidades, introduzindo disciplinas como poesia, história e filosofia. Também passaram a interpretar o cristianismo a partir de escritos de autores do período clássico, como Platão.

Principais artistas e pensadores

Renascimento artístico

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564) Rafael Sanzio (1483 – 1520) Sandro Botticelli (1445 – 1510) William Shakespeare (1564 – 1616)
 

Renascimento científico

Nicolau Copérnico (1473 – 1543) Johannes Kepler (1571 – 1630) Francis Bacon (1561 – 1626) Giordano Bruno (1548 – 1600) Isaac Newton (1643 – 1727) Galileu Galilei (1564 – 1642)