Dicas
Felipe AntunesPor: Felipe Antunes
01/07/2020- 01:21:24
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Prof Heberty Vieira

Um grande desafio de qualquer estudante é em relação a eficiência nos estudos. Não importa se você é concurseiro, vestibulando ou enemzeiro, você quer é estudar com mais foco e menos distrações. Uma excelente técnica que pode solucionar esse dilema é a técnica pomodoro. Pois, antes de ser uma técnica de estudos ela é uma técnica de produtividade.

Que raios é essa técnica pomodoro?

O italiano Francesco Cirillo, em meados de 1980, criou essa técnica com objetivo de aumentar sua produtividade eliminando ao máximo a procrastinação. A técnica recebeu esse nome, devido ao timer que ele usava para monitorar o tempo ter o formato de um tomate.

E no que consiste essa técnica? Basicamente é uma intercalação entre momentos de produtividade com momentos de lazer. Funcionando da seguinte forma. De 25 – 30 minutos você irá se dedicar integralmente aos estudos, esse momento chamamos de pomodoro. Após esse pomodoro você terá 5 minutos de distração (redes socias ou qualquer outra coisa), ao fim desse período retorne ao pomodoro. Esse ciclo se encerrará quando completar um total de 4 pomodoro. Assim, como representado no esquema abaixo.

 1º POMODORO >>> DESCANSO >>> 2º POMODORO>>> DESCANSO >>>

3º POMODORO>>> DESCANSO >>> 4º POMODORO

Qual a vantagem da técnica?

A técnica usa muito bem o processo de esforço recompensa do nosso cérebro fazendo com que a tarefa acabe sendo menos “enfadonha”. Pois, você receberá uma recompensa posteriormente.

Esse foi um breve resumo dessa excelente técnica. Caso queira vê essa técnica em mais detalhes clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=XfilKytpXMs&t=217s&pbjreload=101 para ver o vídeo que preparei sobre o tema lá no youtube

VEJA TAMBÉM

28/04/2022
Jogos comparativos
Jogos comparativosO precursor dos jogos cooperativos foi o educador americano Ted Lentz.