Clique Vestibular

SALA DE ESTUDOS

Tudo sobre as abelhas

Como um inseto tão pequeno pode ser de extrema importância econômica e ecológica ?

Abelhas.

Como um inseto tão pequeno pode ser de extrema importância econômica e ecológica ?

As abelhas costumam ser cobradas constantemente em vestibulares ou ENEM,  e o assunto pode gerar questões de vários temas.

Existem no mundo, aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelha no mundo, no Brasil a mais conhecida é a abelha africana(Apis Mellifera).

As abelhas vivem em sociedade que se divide em três tipos de indivíduos: as rainhas, as operárias e os machos.

Abelha rainha

 

A rainha é responsável por pôr os ovos e organizar a colmeia através dos feromônios. A abelha rainha é considerada a mãe de toda a população da colmeia.

Geralmente cada colmeia tem apenas uma rainha, porém existem relatos de colmeias com mais de uma rainha.

 

A rainha da espécie  africana pode viver por cerca de 5 dias e colocar mais de 3000 ovos diários.

O voo nupcial dá início à vida reprodutiva da rainha, que ocorre de 5 a 7 dias após o seu nascimento.  A fecundação da rainha ocorre em áreas de congregação de zangões, onde existem milhares de zangões voando à espera de uma rainha, conferindo assim uma grande variabilidade genética no acasalamento. No processo, a rainha atrai os zangões ao liberar substâncias denominadas feromônios.

Operárias 

As abelhas operárias são responsáveis pelo trabalho na colméia, e suas funções variam de acordo com a idade.
Elas são responsáveis pela defesa da sociedade, buscar alimentos e também pela manipulação dos materiais para a construção da colmeia, tais como barro e cera. Normalmente são 80% do exame.

Os machos, também denominados de zangões, são responsáveis pela reprodução, e em algumas espécies, se torna sua única função realizar o acasalamento.

 Em outras espécies, no entanto, podem atuar em algumas tarefas da colmeia, como a manipulação da cera. 

Após a cópula, o zangão morre por perder parte de seus órgãos sexuais.

Importância das abelhas 

As abelhas produzem mel,  ceras, própolis, pólen apícola, geleia real, entre outros, produtos utilizados nas indústrias alimentícias, medicinais entre outros. Ajudam na polinização transportando  células reprodutivas masculinas da planta até a parte feminina da flor , se tornando assim essencial para sobrevivência de várias plantas, e se suma importância para a produtividade agrícola

Apicultura

É a atividade de criar abelhas para produção de insumos e surgiu em 1839 após a inserção de abelhas africanas. 

O avanço da apicultura  gerou a descoberta de várias propriedades do mel, um produto natural extremamente admirado ao redor do mundo e com grande utilidade.

O mel pode ser usado como alimento, em fabricação de cosmético e até mesmo em remédios, nesse último caso, destaca-se sua importância como repositor de glicose, reparação da mucosa intestinal, agente anti-inflamatório e cicatrizante, tratamento de úlceras gástricas, entre várias outras aplicabilidades.

Hoje vários produtores sabem como criar abelhas, produzindo o máximo de mel possível causando o menor dano a espécie. 

Sobre a abelha

São animais do filo Arthropoda, possuem exoesqueleto, e tem seu corpo dividido em três partes:cabeça, tórax e abdome, três pares de antena e dois pares de asa.
As asas e pernas são órgãos responsáveis pela locomoção e ficam localizados  no tórax. As pernas também são utilizadas para o transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.

No abdome das abelhas, encontra-se a grande parte dos órgãos, como a vesícula melífera, garantindo a transformação do néctar em mel;é possível encontrar  tambem as glândulas cerígenas, que produzem a cera, estômago e intestino.

No abdômen encontramos o ferrão que na operaria serve com defesa e na rainha tem função de guia na postura. O zangão não possui ferrão. 
Não podemos esquecer de dizer que  o ferrão da abelha tem ligação a uma bolsa de veneno chamada de apitoxina.

A picada  da abelha pode causar acidentes graves  dependendo da sensibilidade ao veneno e alergias, além é claro da quantidades de venenos inoculados.

As abelhas se comunicam utilizando a liberação de feromônios (substâncias químicas produzidas pelo animal) e a dança.

Clico de vida

As abelhas são animais que sofrem metamorfose, e tem quatro estágios de desenvolvimento distinguíveis: ovo, larva, pupa e adulto. 
 
Os ovos são colocados pela rainha e essa é a primeira fase do desenvolvimento da abelha.

 Os ovos ficam armazenados nos alvéolos dos favos. Os que viraram zangões ficam em em alvéolos maiores, já os alvéolos menores são destinados às operárias. As abelhas são capazes de controlar o processo de fecundação. Os óvulos não fecundados produzem zangões (Haplóides), e os fecundados, fêmeas (diploides).
 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS