PROUNI

#O que Ă© o PROUNI

O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)?

O que é Prouni? Como funciona? E quem pode se inscrever?

Para muitos brasileiros, até pouco tempo atrás o sonho da faculdade e do curso superior era algo muito distante. De lá pra cá algumas coisas mudaram. O Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) vem incentivando a assessorando cada vez mais os alunos que pretendem cursar o ensino superior, e principalmente esta ateção está voltada para a população de baixa renda.

Muitos programas educacionais foram criados ou simplesmente reformulados. Alguns exemplos dos principais programas educacionais existentes atualmente estão programas como o Fies, Sisu, Prouni e ainda alguns outros. Todos estes possuem sua base de avaliação sobre a prova do ENEM (exame nacional do Ensino Médio)

Neste artigo iremos falar especificamente sobre o Prouni, se quiser ficar por dentro de todas informações referentes ao assunto segue com a gente aqui.

O que é o Prouni?

Prouni é a sigla que representa Programa Universidade para Todos. Ele é aparado e administrado pelo Ministério da Educação, e seu objetivo principal é oferecer para a população de baixa renda bolsas que podem ser integrais (ou seja, aquelas em que todo o valor da graduação é custeada pelo Governo Federal através do programa) ou ainda parciais (que são aquelas em que apenas parte do custo é arcada pelo Governo Federal).

Para poder concorrer as bolsas integrais, os alunos devem ter uma renda familiar mensal bruta per capita de no máximo um salário mínimo e meio. E ainda para concorrer as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa pode atingir no máximo 3 salários mínimos.

O Prouni contempla somente estudantes que ainda não possuam um curso de formação superior, ou seja, aqueles que ainda não cursaram e concluíram um curso na universidade. Além disso o aluno também deve ter obtido uma nota mínima geral no ENEM de 450 pontos, e não pode ter tirado nota zero na redação e nem em outra disciplina existente na prova.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Prouni o aluno deve ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou ainda pode ter cursado o ensino médio em escola privada, caso tenha sido bolsista integralmente na instituição (ou seja, não pagava a mensalidade).

Outra brecha para o aluno ter cursado o ensino médio na rede privada é no caso de ele ser portador de alguma deficiência física ou cognitiva, assim não sendo obrigatório o aluno ser bolsista da rede privada.

Além de unicamente os alunos, o Prouni contempla ainda os professores e professoras que atuam na rede pública de ensino, além também dos funcionários e outros integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição, para este tipo de caso não é necessária a comprovação de renda.

Além disso o aluno deve ter realizado a última prova do ENEM e ter obtido a nota mínima de 450 pontos, além de não zerar nem uma disciplina e também não zerar a redação

Como funciona o Prouni?

Como eu já disse aqui anteriormente, a seleção para o programa é feita através da prova do ENEM e o programa contempla estudantes brasileiros que ainda não possuam um diploma no ensino superior, visto que é apenas para este grau de educação que o Prouni direciona os seus esforços.

Outro fator que vale destacar é sobre as bolsas. As integrais são destinadas a população oriunda de famílias com renda bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio por pessoa e nesse tipo de bolsa o aluno não arcará com qualquer tipo de gasto referente a instituição de ensino.

Nas bolsas parciais, o aluno arcará com a metade dos custos ligados a instituição de ensino, sendo a outra metade paga pelo Governo Federal através do Prouni. Isso vale para qualquer uma das instituições que participam do programa, independentemente do valor da mensalidade.

Como proceder para se inscrever no Prouni?

O Prouni possui duas datas, ou dois prazos anuais para a realização da inscrição sendo uma no mês de janeiro, onde a data pode ser variável, e outra ainda no mês de junho, que também não possui uma data fixa exata. Isso quer dizer que o Prouni possui entrada nos dois semestres anuais, por isso então o motivo das duas datas.

Sendo o dia variável, ele é divulgado na TV aberta e nos meios de divulgação virtual que referem-se ao MEC (ministério da Educação) algumas semanas antes da abertura do prazo. Você deve sempre se manter atento aos períodos de divulgação pois a partir do primeiro dia, somente existem mais três dias para realizar a inscrição. No total a inscrição fica aberta 4 dias em janeiro e mais 4 dias no mês de junho.

Para proceder com a inscrição você deverá primeiramente preencher o campo onde solicita-se o CPF e o número de inscrição do ENEM. Depois disso você precisará logar na sua conta do ENEM completando com seu e-mail, número de inscrição e senha que você cadastrou no portal do ENEM antes da realização do Exame em questão.

Depois de logar na conta do ENEM aparecerá um questionário na tela onde o candidato deverá completar as informações solicitadas como: cor da pele; se o candidato possui alguma deficiência que pode ser física ou cognitiva; deverá informar o tipo de ensino médio cursado (se foi em escola pública ou em escola privada, aquela em que se deve pagar mensalidade para estudar); se é professor da rede pública ou se faz parte do quadro pessoal permanente; além disso deve informar se possui alguma matricula no ensino superior ou em alguma instituição desse mesmo grau, que esteja em andamento ou trancada.

 O PROUNI pode ser mantido atĂ© o fim do TCC, quando o aluno concluir o curso

Saiba mais:

Site Prouni

Veja também:

Tudo sobre o Fies
Tudo sobre o Sisu